Foto: Louie Louie Lisboa |
A indústria musical está à beira de adoptar uma data global que veria sexta-feira como o dia para o lançamento dos novos discos, a partir de Julho de 2015.
A principal razão para adopção de tal estratégia encontra-se na tentativa de redução da pirataria mundial em que o dia de lançamento em todos os países passa a ser o mesmo em vez de cada território escolher o dia que acha mais favorável nos respectivos mercados.
Actualmente os novos álbuns são lançados às segundas-feiras no Reino Unido e Europa, um dia depois nos Estados Unidos da América e na Austrália às sextas-feiras. Isto fazia então com que os álbuns fossem pirateados digitalmente para que chegassem a um continente mais cedo que a data prevista.
Apesar da data de adopção da nova política ter sido já prevista, ainda existem muitos obstáculos que impedem os planos. “Este generalização global é necessário para a indústria, mas, infelizmente, vai ser difícil para os vendedores de cópias físicas mudarem suas maneiras de fazer negócios”, disse um executivo da gravadora à Billboard.