O que esperar do Bons Sons #2

| Julho 7, 2015 7:28 pm



Após termos começado a desbravar o cartaz do festival, esta semana, vamos conhecer melhor a aldeia que nos irá acolher de 13 a 16 de Agosto.

Cem Soldos, que será a aldeia que acolhe o festival (e consequentemente os seus visitantes), situa-se a 5Km de Tomar. Há registos desta aldeia que datam do século XII. Actualmente tem cerca de 1000 habitantes que mantêm as tradições vivas e actuais. Um dos objectivos futuros do festival é ter uma presença na aldeia todos os dias não se cingindo só aos 4 dias de Agosto. 

Vamos, então, conhecer mais alguns nomes pertencentes à edição deste ano:

Tranglomango




Tranglomango é um grupo composto por Catarina Almeida, Ricardo Augusto, Bruno Pinto, Ana Bento, Miguel Rodrigues. Todos os temas são originais do grupo, talvez até transbordem mesmo originalidade pois têm a capacidade de juntar dois géneros musicais contrastantes. Às letras claramente influenciadas pela música tradicional portuguesa e ao acordeão juntam-se os elementos musicais do género rock. Deve ser destacada, também, a boa voz de Catarina Almeida.

“Deu o TRANGLOMANGO na música portuguesa!”

Minta & Brook Trout


Francisca Cortesão (também pertencente à banda de Bruno Pernadas, artista de quem já falamos nas últimas semanas) e Mariana Ricardo são, respectivamente, Minta e Brook Trout. A sua música tem base no country e acaba no rock. Em actividade desde 2006, têm 2 álbuns e um EP tendo sido Olympia, o segundo álbum, considerado pela crítica nacional um dos melhores álbuns de 2012.




Nidia Minaj


Nidia Minaj é uma das artistas mais jovens deste cartaz, tendo apenas 18 anos. Minaj junta elementos da música electrónica aos do kuduro. Este ano lançou o seu primeiro EP, Danger, tendo este sido editado pela Principe, editora responsável pelos EPs do DJ Nigga Fox (também presente no cartaz) e do DJ Marfox.





Trêsporcento




Trêsporcento é o grupo constituído por Tiago Esteves, Lourenço Cordeiro, Salvador Carvalho, Pedro Pedro e António S. Moura. Com o seu início em 2009, este grupo foca-se, sobretudo, no género Rock. Em 2014 foi editado o seu primeiro álbum ao vivo intitulado Lotação 136, este ano, regressam com um novo single “Homem Novo”, sendo este o seu primeiro original desde o segundo longa duração, Quadro, em 2012. Afastados dos palcos desde o fim do primeiro trimestre de 2014 regressam, assim, numa pequena tour que tem a Cem Soldos como terceira paragem.







Xinobi





Xinobi, ou Bruno Cardoso, é um músico e produtor pertencente ao colectivo e editora Discotexas, ao qual também pertencem artistas como Moullinex, Da Chick Mr. Mitsuhirato. Fazendo actuações um pouco por todo o mundo ainda consegue ter tempo para voltar ao seu país de origem e actuar, para nossa felicidade, na aldeia. O seu primeiro álbum foi editado em 2014 tendo 1975 como nome, incidindo nos géneros disco e funk.



Texto: Francisco Lobo de Ávila


FacebookTwitter