O regresso de Ben Chasny a Portugal faz-se esta noite com uma noite muito especial no gnration, em Braga. Membro dos brilhantes Comets on Fire, é sob a faceta de Six Organs of Admittance que Chasny apresenta a sua veia mais fértil, contando com um repertório extensíssimo iniciado em 1998, ano em que se estreou com o homónimo Six Organs of Admittance.
Discípulo rebelde da “american primitive guitar” de John Fahey e, numa segunda fase, Jack Rose, Ben Chasny rapidamente afirmou o seu legado dentro do universo psych e folk de vanguarda. Em 2017, regressou às edições com Burning The Threshold, disco que recebeu novamente o sela da conceituada Drag City e que servirá de mote para a sua apresentação na Blackbox do gnration ao lado de Elisa Ambrogio, vocalista e guitarrista do trio noise-rock Magik Makers.
Luís José Martins, também integrará esta noite dedicada às guitarras para apresentar Tentos – Invenções e Encantamentos, disco editado pela Shhpuma em 2017 e que marca a estreia a solo do guitarrista dos Deolinda.
No domingo, Ben Chasny irá ainda orientar um workshop sobre The Hexadic System, o jogo de cartas para guitarra criado pelo mesmo, seguindo-se uma apresentação no Teatro Maria Matos, em Lisboa, na terça.