Conjunto África Negra com data única em Lisboa

| Junho 12, 2018 11:18 am
Icónica banda são-tomense da década de 70 regressa a Portugal para concerto único em Lisboa, dia 22 de junho no B.Leza Clube.


O Conjunto África Negra são um nome histórico na música de São Tomé e Príncipe. Formados em 1974, o Conjunto África Negra tornou-se num dos mais amados e conhecidos grupos da música são-tomense. A presença regular nos “fundões” (bailes informais ao ar livre que agregavam diferentes comunidades locais) da capital são Tomé durante a década de 70, assim como a solidificação de uma sonoridade única levou o grupo às primeiras gravações na Rádio Nacional de São Tomé, no início dos anos 80.

Emídio Vaz, na guitarra solo, Leonildo Barros, na guitarra ritmo, e João Seria, na voz, formavam o núcleo duro criador de um repertório de quase meia centena de canções. “Angélica”, “Alice” e “África Negra 83” são três dos discos mais emblemáticos do conjunto, que nos dias que correm atingem valores exorbitantes nas plataformas de compra e venda de discos em formato vinil. Consequentemente, a banda está a viver um viver um enorme revivalismo e a chegar aos ouvidos mais novos, que os começam a idolatrar.


Atualmente, os África Negra são seis pessoas (voz, duas guitarras, bateria, baixo e percussão), sendo que três dos membros fazem parte da formação original: o vocalista João Seria, o guitarrista Leonildo Barros e o baixista Albertino. Este será o grupo que se apresentará em concerto no B.Leza Clube, em Lisboa. 

Os bilhetes custam 10 euros e estão já à venda na Ticketline, B.Leza Clube e locais habituais.
FacebookTwitter