Novo disco de Jibóia à vista

| Outubro 11, 2018 10:56 am

Está a chegar o novo disco de Jibóia. O novo trabalho chama-se OOOO que nasce do processo de criação e residência realizada no DAMAS bar em 2017. Conta com a colaboração de Mestre André, que se junta a Ricardo Martins e a Óscar Silva para assinarem este terceiro longa duração da banda. O disco chega às lojas a 30 de Novembro com selo Discrepant.
A partilha é um elemento crucial na criação da música de Jibóia. Nos seus três lançamentos anteriores procurou colaboradores que ajudassema criar a dinâmica que queria no seu som. No passado trabalhou com Makoto Yagyu (If Lucy FellRiding Pânico e Paus) como produtor do primeiro EP, homónimo, (2013); Sequin e Xinobi no disco seguinte, Badlav (2014), e juntou-se a Ricardo Martins para criar Masala (2016), produzido por Jonathan Saldanha (HHY & The MacumbasFujako). Em OOOO assumiu o formato banda, e a Ricardo Martins (Lobster, Pop Dell’Arte, BRUXAS/COBRAS, entre outros) juntou André Pinto (aka Mestre André, Notwan e O Morto), para formarem o trio com que actualmente Jibóia se apresenta.
A viagem de OOOO é mais partilhada do que as anteriores. Os três músicos partiram à experiência para criar música através de um conceito, pegando em Musica Universalis, de Pythagoras, que relaciona o movimento dos planetas e a frequência (onda) que eles produzem, com uma harmonia interespacial que essas frequências somadas produzem. Como os músicos descrevem, “é uma relação matemática, algo religiosa até, já que essa musica é inaudível. Uma espécie de conceito poético que designa, ao fim e ao cabo, o som do universo em movimento.”  


Alinhamento:

1. Diapason  
2. Diapente   
     3. Diatessaron   
4. Topos        

Editora: Discrepant 
FacebookTwitter