Fennesz apresenta novo disco no gnration

| Junho 17, 2019 4:48 pm

É já esta quarta-feira que o músico e compositor austríaco Fennesz se apresenta em Braga, no gnration, para um concerto de apresentação do seu primeiro disco a solo em cinco anos, Agora. O denso corpo de trabalho do austríaco, figura de proa da eletrónica moderna, desenrola-se em explorações detalhadas de guitarra e composição digital, com uma discografia extensa que remonta a 1995, ano em que que assina contrato com a antiga Mego (agora Mego Editions) e edita o EP de estreia Instrument.


Depois de anos de edições e parcerias com os mais reputados artistas, de Jim O’Rourke a Oren Ambarchi, o trabalho de Christian Fennesz atingiria novas repercussões com o lançamento do essencial disco Endless Summer, de 2001, que catapultaria a carreira do austríaco a nível internacional. Desde então, seguiram-se parcerias com notáveis compositores, como é o caso da afável colaboração com o japonês Ryuchi Sakamoto, com quem editou um EP (Sala Santa Cecilia, 2005) e dois brilhantes discos (Cendre, 2007, e Flumina, 2011), ou ainda a junção com o cantor-compositor americano Sparklehorse em In The Fishtank 15, lançado um ano antes da morte de Mark Linkous. O currículo invejável de Fennesz conta ainda colaborações com Mika Vainio, Alva Noto ou David Sylvian.




Agora, lançado em março último pela Touch, quebrou um hiato discográfico de cinco anos no que toca aos trabalhos a solo, e nasceu da necessidade de Fennesz se adaptar à mudança temporária de estúdio, obrigando o guitarrista a transferir todo o material para um apartamento onde acabaria por gravar o disco. O que parecia ser uma situação frustrante revelou-se em algo saudoso e inspirador, remontando aos tempos dos primeiros discos produzidos nos idos anos 90. Deixando para trás todos os material que tinha à sua disposição, Fennesz utilizou tudo o que fosse mais acessível às mãos, resultaando num trabalho tão ambicioso quanto minimalista

A oportunidade de experienciar um dos mais admiráveis discos de 2019 ao vivo acontece dia 19 de junho, no hub creativo bracarense, palco para a única performance de Fennesz em Portugal este ano. Os bilhetes possuem o custo de 7 euros e podem ser adquiridos aqui.
FacebookTwitter