Weyes Blood, Cass McCombs e Nadah El Shazly para ver em Braga até dezembro

| Setembro 16, 2019 4:24 pm


Foi hoje anunciada a programação dos próximos três meses do gnration. Nadah El Shazly, Mary Halvorson, Andrea Belfi, Vincent Moon, Rabih Beaini, assim como os já anunciados Weyes Blood e Cass McCombs são alguns dos muitos nomes que integram o programa do centro cultural bracarense até ao final do ano.

É com a primeira, Nadah El Shazly, que o programa para o último trimestre de 2019 arrancará. Produtora, compositora, performer e estrela da nova música egípcia, Nadah estreou-se nos discos em 2017 com o admirável Ahwar, uma peça de eletrónica vaguardista que demorou dois anos a compor e que contou com a ajuda dos conterrâneos Maurice Louca e Sam Shalabi, membros do seminal grupo egípcio The Dwarfs of East Agouza. A estreia de Nadah em Braga faz-se no gnration em formato banda.

Mary Halvorson, outro dos destaques do programa de música para o mês de outubro, passa pela Blackbox do gnration no dia 14 na companhia de Amirtha Kidambi (voz), Maria Grand (saxofone tenor / voz), Adam O’Farrill (trompete), Michael Formanek (contrabaixo) e Tomas Fujiwara (bateria). A guitarrista traz para o palco o seu último projeto, Code Girl, que dá também nome ao seu mais recente disco. 






No final do mês, o gnration receberá também o festival de música eletrónica e arte digital SEMIBREVE, que durante dois dias levará ao gnration os nomes de Avalon Emerson, Nik Void, Kode9 e Rian Treanor. Na mesma semana, o gnration acolherá também a primeira edição do Index – da arte e tecnologia, um evento dedicado à reflexão sobre a arte digital na agora cidade criativa da UNESCO para as Media Arts, e que contemplará concertos, exposições, instalações e mesas redondas.

Em novembro, o gnration acolhe dois dos melhores cantautores da atualidade na mesma semana. Em primeiro lugar estará a norte-americana Weyes Blood, que regressará ao centro cultural, onde atuou pela última vez em 2016, para apresentar o seu mais recente disco, Titanic Rising. O concerto acontece a 5 de novembro e encontra-se esgotado. Poucos dias depois, a 8 de novembro, é a vez de Cass McCombs trazer o seu novíssimo disco Tip of the Sphere.

O último mês do ano contará com o regresso a Portugal do músico, compositor e percussionista italiano Andrea Belfi, que se estreou em solo nacional no ano passado em Viseu, num concerto inserido no ciclo Solos & Solidão do Teatro Viriato. O seu mais recente EP, Strata, é o mote para uma performance que se prevê única e hipnótica, onde o músico italiano explorará as interseções entre o acústico e a eletrónica.

A fechar o programa de música de 2019, o gnration volta a apresentar o OCUPA, uma perspetiva sobre a música eletrónica e arte digital em Braga que acontecerá a 14 de dezembro. Para a quarta edição, o evento recebe o projeto cinematográfico Híbridos, de Vincent Moon e Priscilla Telmon, aqui musicado ao vivo pelo libanês Rabih Beaini e pelo português Pedro Oliveira. O programa completa-se com Frederico Dinis, Cody XV e a apresentação final do Clube de Inverno, este ano liderado pelos Sensible Soccers e pela artista visual Cláudia Oliveira. A tarde será ocupada com um programa de conversas sobre a relação entre tecnologia, arte e performance, com a participação de Silvestre Pestana, Heitor Alvelos, Miguel Pedro, Pedro Oliveira e Pedro Portela. Pela primeira vez no programa, o OCUPA apresentará uma masterclass, conduzida por Vincent Moon.



No programa de instalações, o gnration apresenta dois novos trabalhos na galeria INL e galeria gnration. Convidados a integrar o programa Scale Travels, iniciativa que alia arte e nanotecnologia em projeto pioneiro, o gnration receberá um novo trabalho audiovisual dos artistas portugueses João Martinho Moura e Pedro Tudela, que vão apresentar  na galeria INL uma nova instalação audiovisual resultante da residência artística levada a cabo este ano no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. Estará patente para visita de 14 de outubro a 18 de janeiro e a entrada é gratuita. Já na galeria gnration, o conceituado artista canadiense Adam Basanta apresentará a instalação audiovisual Landscape Past Future. A instalação estará patente de 23 de outubro a 11 de janeiro, com entrada gratuita.  

No cinema, o gnration alia-se ao festival de cinema Porto/Post/Doc e acolherá duas sessões integradas no programa Transmission, que promove as ligações do universo musical e dos movimentos culturais da pop ao cinema documental. Batida de Lisboa e New Order: Decades são os dois documentários que poderão ser vistos na Blackbox do gnration, a 28 e 29 de novembro, respetivamente.   

Os bilhetes para o próximo trimestre podem ser adquiridos em bol.pt, balcão gnration e locais habituais. 

FacebookTwitter