em concerto próprio no Hard Club, depois de passarem no último Festival de Paredes de Coura e da actual tournée europeia demonstrar ser bem sucedida.
Apelidados como “a nova maravilha da pop belga” e “reis do rock belga”, Balthazar é um quinteto composto por Maarten Devoldere (voz e guitarra), Jinte Deprez (voz, guitarra), Simon Casier (baixo), Michiel Balcaen (bateria) e Tijs Delbeke (guitarra, teclas, violino e
trombone). Formados em 2004, lançaram quatro álbuns e dezoito singles em que demonstram uma sonoridade que os coloca no centro do indie-rock. A banda editou este ano o seu mais
recente trabalho, Fever, onde mostra uma evolução para uma sonoridade que continua nas lides do indie, mas numa rota mais dançável.
À Roling Stone, Jinte Deprez explicou que “nos
Balthazar sempre houve um lado exótico, uma tendência a procurar sons inesperados. Mas é uma
coisa inconsciente, não nos comprometemos a fazê-lo. Por outro lado, o funk, a percussão,
provém de uma influência africana na música, por isso faz sentido”. Sintomaticamente, a mesma
publicação enalteceu Fever mas não deixou de esclarecer que se trata de “melancholic fever”…
Já a Sungnre considerou que Fever representa, sem dúvida, um renascimento refrescante para os Balthazar. É facilmente o seu registo mais polido, mais bem estruturado e diversificado até agora”. Já o site Popmatters não hesitou em dar-lhe a classificação de 90/100: “Balthazar é uma boa banda de rock há já algum tempo mas, com Fever, demonstra que se pode tornar óptima”.
Os bilhetes custam 27 euros e podem ser comprados aqui.