Pixies em digressão – tour mundial passa por Portugal para concerto único no Campo Pequeno

| Outubro 12, 2019 4:24 pm

Os Pixies estão em digressão e a tour mundial passa por Lisboa para um concerto único no dia 25 de Outubro, no Campo pequeno.

Pioneiros do rock alternativo norte-americano dos anos oitenta, alcançaram a sua popularidade nos Estados Unidos, contudo foi na Europa que encontraram maior sucesso com o pico da carreira a culminar nos anos noventa. A indie estridente dos Pixies resulta de uma combinação entre o punk e o surf rock, as suas canções fora do comum são maioritariamente escritas pelo vocalista e guitarrista Franck Black, nelas é frequente a alusão a seres de outro mundo, extraterrestres, assim como a temática do incesto e da “violência bíblica”. Neste regresso aos concertos, após uma pausa de cerca de dois anos, não prometem um set list, mas sim o improviso no alinhamento das canções, que segundo eles, será de acordo com a atmosfera que se fizer sentir ao longo do concerto. 


Para além das canções do novo álbum Beneath the Eyrie, (oitavo disco de estúdio) recentemente editado em Setembro, o repertório deverá incluir êxitos que fizeram o sucesso da banda. A actual tour que teve início no Reino Unido, percorre ao todo 33 cidades repartidas por 16 países.

Os britânicos Blood Red Shoes são os convidados especiais na primeira parte do concerto dos Pixies, duo composto por Steven Ansell e Laura-Mary Carter. Blood Red Shoes surgiram em 2004, o nome da banda foi inspirado numa cena do musical Swing Time de George Stevens (1936) em que a actriz Ginger Rogers, num treino intensivo, repete a mesma cena 47 vezes ao dançar com Fred Astaire, termina a sangrar dos pés tingindo de vermelho (sangue) os seus sapatos brancos devido ao seu esforço em busca da perfeição. 
Os Blood Red Shoes têm o underground punk rock como influência, com Pixies na primeira linha, mas também dizem ser influenciados pelos Nirvana, Sonic Youth, de entre muitos outros. Blur e PJ Harvey são tidos como ídolos. Cinco álbuns editados até ao momento, Get Tragic é o mais recente editado em Janeiro deste ano e é inspirado na estória da banda, feito de refrões cativantes, guitarras glam-rock e riffs electrónicos. É o que se espera ouvir desta banda neste regresso a Portugal, após a estreia no Santiago Alquimista em 2008.  
Pixies + Blood Red Shoes no Campo Pequeno, têm o carimbo da Everything Is New. As portas abrem às 19h30, o concerto tem início às 20h30. Bilhetes à venda no Campo Pequeno, FNAC, El Corte Inglês, Worten, CTT, Agência ABEP, Seetickets, Masqueticket.

Texto: Lucinda Sebastião
FacebookTwitter