STREAM: João Vairinhos – Vénia

| Maio 1, 2020 12:26 pm

João Vairinhos consagra-se com o passar do tempo num dos maiores produtores da eletrónica obscura em Portugal. Sempre muito na sombra dos holofotes, essencialmente pelo seu trabalho como baterista em outros projetos onde a sua presença não é tão dominante como nesta nova edição a solo, chega agora a altura do produtor se reafirmar. Num trabalho de curta duração onde Vairinhos foi beber inspiração a várias obras de ficção científica nasce agora uma pequena brisa explorativa de som camuflada entre o negrume da existência e a própria redutibilidade do ser, tudo isto expresso nas ambiências fustigantes que pautam em grande força na obra. Sem medo de soar dissonante do conceito de romantismo formulado há alguns séculos, João Vairinhos apresenta um disco que cai bem nos estranhos que caracterizam o novo modernismo.


O EP tem abertura com “Chegaram” single de vestes industriais que projeta o ouvinte para um ambiente vasto em destruição que, na essência, consegue recriar na mente do ouvinte aquilo que David Cronenberg conseguiu apresentar nos olhos dos espectadores: um surrealismo inerte num mundo sinistro. Na já anteriormente apresentada “Vala Comum” – o tema que serviu de entrada a este EP – João Vairinhos traz em evidência a sua veia criativa inspirada em elementos eletrónicos de abordagens artísticas a lembrar The Knife, sobretudo nos segundos iniciais do tema. Contudo, é exatamente com o seu desenvolvimento que se torna óbvia a capacidade criativa e progressista que João Vairinhos tem em recriar ambientes densos, psicologicamente densos e envoltos numa aura negra desoladora. Já no single que dá por encerrada a obra, o tema homónimo “Vénia”, o produtor arrasa com uma eletrónica texturizada nas paisagens da música ambiente. Nada em Vénia é desolador, mas tudo é grandemente intenso e profundo. O disco pode consumir-se na íntegra abaixo.

Vénia foi editado esta quarta-feira (29 de abril) pelos selos Raging Planet, Regulator Records e Ring Leader. Hoje (dia 1 de maio) o Bandcamp está mais uma vez a abdicar das comissões pelo que, por cada edição que comprarem na plataforma estão a apoiar a 100% os artistas e as editoras. Comprem o novo EP do João Vairinhos aqui.


FacebookTwitter