“Nós Somos” é o novo videoclip de meta_

| Junho 23, 2020 3:42 pm

No novo videoclip de meta_ para Nós Somos temos uma celebração moderna e contagiante da feminidade e da sabedoria tradicional.


É na escola que nos ensinam pela primeira vez o que é bucolismo, esse conceito incontornável da poesia portuguesa – uma constância eternamente associada à vivência em campo, quase imóvel. Levam-nos, até certo ponto, a acreditar que não pode haver inovação nesta paisagem, que o que é campestre vive entrelaçado com o que é do passado. 

É por isso que artistas como Mariana Bragada são necessários – sob meta_, o seu alterego artístico, o cantar feminino polifónico português é reimaginado para os nossos ouvidos habituados a sonoridades electrónicos. Em Nós Somos, os elementos de percussão escasseiam, dando a primazia às melodias e harmonias que só um coro de vozes pode produzir. Neste autêntico folclore-feito-pop, vemos um bucolismo que não parou no tempo e que celebra a energia feminina. 

O videoclip, dirigido por Ana Marta e filmado em Grijó de Parada, cria um espaço onde o passado e o futuro se encontram – todo o processo tradicional da produção de pão, desde a ceifa do trigo até à sua celebração, é realizado e interpretado numa performance imaginada por meta_. Com excertos de “Festa, Trabalho e Pão em Grijó de Parada- Manuel Costa e Silva”, documentário etnográfico de Manuel Costa e Silva, vemos melhor desenhada a correspondência entre o que foi e o que é; o mantra auditivo invocado por meta_ funde-se com a celebração do eterno retorno das Festas de Natal de Grijó de Parada, numa celebração intemporal da mulher e da natureza.
FacebookTwitter