Eutopia é o novo EP dos Massive Attack. Gravado durante o confinamento, Eutopia chega quatro anos depois do último lançamento do grupo de Bristol, o EP Ritual Spirit, e recruta os nomes de Algiers, Young Fathers e Saul Williams para um trabalho audiovisual de três faixas.
“O confinamento expôs os melhores aspectos e as piores falhas da humanidade. Esse período de incerteza e ansiedade forçou-nos a meditar sobre a necessidade óbvia de mudar os sistemas prejudiciais pelos quais vivemos. Ao trabalhar com três especialistas, criamos um diálogo sonoro e visual em torno dessas questões estruturais globais; sob a forma de emergência climática, extração de paraísos fiscais e Renda Básica Universal. O espírito deste EP, os seus elementos e ideias não têm nada a ver com noções ingénuas de um mundo ideal e perfeito, e tudo a ver com a necessidade urgente e prática de construir algo melhor. Nesse sentido, Eutopia é o oposto de um erro de ortografia.”
Em 2019, a banda de Euan Dickinson e Robert Del Naja comemorou 20 anos de Mezzanine com duas datas esgotadas no Campo Pequeno, em Lisboa.