ZigurFest divulga últimas confirmações

| Outubro 9, 2020 4:36 pm
ZigurFest divulga últimas confirmações para esta edição

Clothilde e Angélica Salvi (31 de outubro), Gabriel Ferrandini e HHY & The Macumbas (28 de novembro), Spectrum Awareness e Plant Floor Continuum (19 de Dezembro) fecham o cartaz de uma edição muito especial do ZigurFest
Depois de duas sessões ao ritmo dos 10 000 Russos, David Bruno e sua trupe, Arianna Casellas e Luís Fernandes + Joana Gama, Lamego prepara-se para receber mais oito concertos que reflectem a boa saúde da música nacional num contexto tão particular e inédito como este.
Segue-se no dia 31 de outubro a intrépida Clothilde (aka Sofia Mestre), exploradora de maquinaria vária e sintetizadores modulares caseiros no Museu de Lamego. No mesmo dia, apresenta-se Angélica Salvi (Sé de Lamego), harpista que tem na música erudita um ponto de partida para criar novos e fantásticos mundos de geografias mais distantes.
Já a 28 de novembro, as Volúpias de Gabriel Ferrandini (com Pedro Sousa e Hernâni Faustino) estreiam-se no ZigurFest em espaço a anunciar, com o seu jazz aveludado e bem noir, num exercício fulcral para perceber o presente e futuro da música improvisada feita neste burgo. Seguem-se os HHY & The Macumbas, autores do concerto mais alto de sempre na história do ZigurFest e que voltam a subir ao palco do Teatro Ribeiro Conceição. Uma repetição há muito esperada e que será certamente influenciada pela estadia prolongada de Jonathan Saldanha no Uganda na primeira metade deste ano.
A última sessão do festival faz-se com gente da casa. O dia começa com os Spectrum Awareness de João Pedro Fonseca, Inês Carincur e João Valinho, trio que une a música, as artes plásticas e performativas, num reflexo de “um impulso para forçar, misturar ou romper fronteiras estéticas e fazer desse próprio exercício de ensaio o resultado da criação” – palavras certeiras de Manuel Bogalheiro, perfeitas para adensar o mistério a revelar dia 19 de dezembro em local a anunciar.
O ZigurFest encerra finalmente com Plant Floor Continuum. Surgido a partir de um convite do festival e desenvolvido num período de residência em Lamego, esta peça junta os músicos de Sal Grosso Trio com os bailarinos da companhia de dança Busca Pólo e o artista multimédia Diogo Tudela a explorar diferentes conceitos como movimento, repetição e catarse. Mistério é a palavra de ordem, com a promessa de que será revelado no palco TRC, no dia 19 de Dezembro. 
Como sempre os bilhetes são gratuitos, devendo a sua reserva ser feita no site oficial do festival, através do email bilheteira. trc@cm-lamego.pt, ou pelos telefones 254 600 070 e 962 116 119. A lotação é limitada e todos os espectáculos seguem as mais recentes recomendações e orientações da DGS.

FacebookTwitter