STREAM: Akio Suzuki & Aki Onda – “gi n g a”

| Novembro 21, 2020 4:35 pm


Akio Suzuki e Aki Onda são dois artistas sonoros japoneses que têm colaborado extensivamente ao longo dos últimos seis anos. Juntos, lançaram obras como ma ta ta bi e ke i te ki. Este LP, gi n g a, lançado pela editora indonésia Hasana Editions, é o terceiro filho dessa mesma parceria. Segundo a descrição do álbum no Bandcamp da editora, apesar de os dois artistas “diferirem em gerações (…), eles partilham uma abordagem incrivelmente inventiva, aberta e in situ para as possibilidades infinitas e variadas do som”. As três faixas foram gravadas em ocasiões diferentes, entre 2014 e 2017, percorrendo três países diferentes: Alemanha, Bélgica e Grécia. A obra foi masterizada por Giuseppe Ielsi.

Akio Suzuki nasceu em 1941 na cidade de Pyongyang. Popularizou-se a partir de obras como Kaini ni Mono wo Nageru (Atirando coisas pelas escadas) – em 1963, na estação de Nagoya – e pelo LP Odds and Ends. Originalmente um estudante de arquitetura, Suzuki abandonou os estudos para aprendizar o som, tendo a Natureza como seu principal mestre. Já Aki Onda nasceu em 1967 na cidade de Nara, tendo sido membro dos Audio Sports e dos Sypnase. Ao longo das últimas três décadas, tem elaborado as Cassette Memories, um diário sonoro que serve de inspiração para diversas performances e artes visuais da sua autoria.

Esta colaboração tem dado origem a projetos que tentam fundir ao máximo possível os ruídos sonoros da vida real para com a música enquanto arte, usando instrumentos musicais de fabricação própria e a inspiração no local onde a performance ocorre. Tudo isto cria uma experiência eletroacústica com um ambiente bastante lúcido e pormenorizado.

Esta obra foi editada no passado dia 25 em formato digital e CD, podendo ser consultada e encomendada aqui.

FacebookTwitter