STREAM: Molchat Doma – Monument

| Novembro 16, 2020 4:52 pm
STREAM: Molchat Doma - Monument


A banda sensação bielorussa Molchat Doma regressou esta sexta-feira passada às edições com Monument, o terceiro disco de estúdio do trio que vem dar sucessão a Etazhi (2018, Detriti Records). Depois de terem alcançado um sucesso imprevisível com o tema “Судно (Sudno)” que rapidamente se tornou um hit à escala mundial, a banda assinou em janeiro deste ano um contrato com a auspiciosa Sacred Bones que levou à conceção do novo disco Monument e os prepara para se consolidarem como uma das novas bandas marco na prospeção das sonoridades mais underground. O registo anunciado em setembro, foi antecipado através da tímida “Не Смешно / Ne Smeshno”, a estimulante “Дискотека / Discoteque” e, mais tarde sob o cunho “Ответа Нет / Otveta Net”, uma doce representação da melancolia em voga nos tempos que correm. Contudo, as grandes pérolas ainda estavam para descobrir.

Expandindo a grandeza minimalista das paisagens revival da new wave e post-punk dos 80’s, o novo Monument foi escrito e gravado durante o período de quarentena da banda em Minsk e mostra-se como um avanço consciente, não só na composição, mas essencialmente ao nível da produção que projeta uma imagem cristalina e aposta na infusão de elementos vastamente criativos. Num disco prepotente e imersivo, os Molchat Doma voltam a mostrar, com afinco, uma nova prova sólida e eficaz de que o seu trabalho, mesmo recheado por traços de nostalgia e linhas melancólicas, possui um grande poder de conquista. Temas como o retrowave futurista “Утонуть / Utonut”, a gótica “Удалил Твой Номер / Udalil Tvoy Nomer” ou o divertido badalado “Ленинградский Блюз / Leningradskiy Blues'” são paragem obrigatória na audição do registo e podem assimilar-se conjuntamente abaixo.

Monument foi editado na passada sexta-feira (13 de novembro) em formato vinil, cassete, CD e digital pela Sacred Bones Records. As versões em vinil e cassete já se encontram esgotadas, mas podem adquirir o formato CD ou digital clicando neste link.


FacebookTwitter