
Estávamos em 2015 quando Vlimmer – o projeto a solo do autodidata Alexander Leonard Donat (Blackjack Illuminist Records, Feverdreamt, WHOLE) – se auto propôs a lançar um capítulo de narrativas composto por 18 EP’s. Cinco ano depois do início e, num crescimento conciso edição após edição, Vlimmer despede-se com objetivo cumprido em XIIIIIIII, a cereja no topo do bolo. Naquela que é talvez a melhor edição da “narrativa”, o produtor alemão mostra um crescimento notório ao nível da produção construindo um universo musical composto por cinco canções sonhadoras, estimulantes e altamente maleáveis pelo corpo humano.
No core da música esteve sempre o protagonista Jagmoor Cynewulf que, nos primeiros anos operou a partir das catacumbas de um laboratório obscuro numa mansão centenária que jazia semidestruída no nevoeiro. Com os anos ambientou-se ao meio urbano, o que se reflete na musicalidade mais cativante e cintilante. As primeiras quatro músicas deste XIIIIIIII provam isso mesmo, combinando ondas oníricas obscuras com a veia independente dos anos 90.
Caracterizado pela sua abordagem eletrónica, vasta e multifacetada, Vlimmer consolida no novo EP a sua motivação imparável na produção de elementos sonoros que bebem influências dos ambientes soturnos da darkgaze, dos ambientes camuflados da dream pop e das tendências divertidas da synthpop. XIIIIIIII é aditivo, luminoso e ainda assim invadido por uma veia de texturas negras. Do novo disco – que pode reproduzir-se na íntegra abaixo – forte destaque para temas como “Nacktheit“, “Vorwehen” e o incrível tema de encerramento “Kern”.
XIIIIIIII foi editado no passado dia 4 de dezembro em formato CD, cassete e digital. Podem comprar a vossa cópia aqui.