IAN acaba de confirmar dois concertos de apresentação do seu álbum de estreia RaiVera. O disco editado no mais difícil ano para a classe artística será finalmente apresentado ao público com dois espetáculos em nome próprio, em Lisboa e no Porto. Dia 8 de março a artista atua no Teatro Maria Matos e dia 14 do mesmo mês é a vez de subir ao palco da Casa Da Música.
Conhecida pelo seu trabalho na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, como primeiro violino, Ianina Khmelik traz no seu projeto a solo um verdadeiro desafio de liberdade. Apesar da virtuosidade como violinista, IAN é muito mais do que isso. É um desafio à originalidade, quer na forma magnífica como funde a eletrónica com melodias cativantes, quer na atitude que em palco transmite, acompanhada por uma dimensão performativa que irá surpreender quem a vir.
O disco reúne nove temas de originais, conta com a voz de Pedro Oliveira no tema “Again” e teve a produção a cargo de Nuno Gonçalves. RaiVera, um neologismo composto que em russo significa “paraíso” (rai) e “fé” (vera) encaixa na perfeição com o sentimento atual. “O título esperançoso pode enganar pelo seu aparente otimismo quando comparado com o que dizem as nove canções do disco. Mas ao mesmo tempo não o desmentem”.
Apesar de 2020 ter sido um ano controverso, houve muitas vitórias para Ianina. Para além de ter lançando o seu primeiro longa-duração, a artista foi ainda responsável pelo tema genérico da recém-estreada série da SIC, “O CLUBE”, e recebeu o convite para autora do Festival da Canção 2021, onde participará em fevereiro com um tema original.
Em março será possível assistir ao vivo à energia explosiva de IAN em palco. Bilhetes à venda na Ticketline e Casa da Música.