Blanck Mass regressa com In Ferneaux

| Fevereiro 26, 2021 2:19 pm

Saiu hoje o novo trabalho de Blanck Mass, In Ferneaux, editado pela label Sacred Bones Records. Este disco sucede ao aclamado Animated Violence Mild, editado em 2019 e cuja tour passou pelo Understage do Teatro Rivoli em fevereiro do ano passado.
Através de um arquivo de field recordings de uma década de viagens um pouco por todo, o isolamento deu a Benjamin John Power (Blanck Mass) a oportunidade de fazer conexões num momento em que é impossível estarmos juntos. In Ferneaux é dividido em duas músicas que reúnem as memórias de estar com outras pessoas agora distantes por meio da composição de um nostálgico diário de viagens. As viagens vividas neste álbum são assombradas por vestígios de vozes, lugares e sensações. Estas cenas vão alterando com a acumulação e libertação de uma grande tensão auditiva, com uma intensidade que emerge do trauma de um processo de luto pessoal que talvez tenha abraçado o seu momento de raiva.

Um encontro com uma figura profética nas ruas de São Francisco apresentou a questão de “como lidar com a miséria no caminho para a bênção”. Este é o dilema do impasse em que todos nos encontramos neste momento, presos nas nossas pequenas cavernas, lutando com o mal-estar do eu em repouso – sem movimento, sem a agenda consumista de “novas experiências”. A possibilidade de crescimento, sempre definida pelas nossas ligações com os outros, mantida no limbo. Sartre disse que “o inferno são as outras pessoas”, mas talvez este seja o Inferno do presente: o espaço de sentar-se consigo mesmo.

Uma bênção é frequentemente considerada uma recompensa futura, acima e além do plano material. Com In Ferneaux, Blanck Mass discute os materiais imanentes do aqui-e-agora para construir um senso de transcendência. Aqui, o estranho hino angelical fica confortavelmente ao lado do canto fúnebre. A miséria e a bênção são uma.
FacebookTwitter