Gustavo Costa estreia-se pela Lovers & Lollypops com ‘Entropies and Mimetic Patterns’

| Junho 29, 2021 3:04 pm

O multi-instrumentista português Gustavo Costa vai-se estrear pela Lovers & Lollypops com um novo disco em julho. Entropies and Mimetic Patterns é o primeiro trabalho a solo do co-fundador da Sonoscopia com o instrumento que o acompanha desde criança, a bateria e a percussão, e o seu primeiro single, “Entropy”, já se encontra disponível no Bandcamp.

Figura de relevo do panorama da música exploratória nacional desde a década de 90, Costa manteve um interesse paralelo no mundo académico, estudando percussão, tecnologias musicais, sonologia, teoria, composição e mídia digital, tendo lecionado também em várias instituições de ensino superior em Portugal. Ao longo das últimas três décadas, integrou inúmeras bandas e formações das mais variadas expressões (death metal, rock, jazz, eletroacústica e improvisação livre) e colaborou com notáveis da produção contemporânea como John Zorn, Jamie Saft ou Frtiz Hauser.

Nos últimos anos, concentrou grande parte da sua atividade nas iniciativas da Sonoscopia, associação que ajudou a fundar e onde se dedica à exploração sonora através de vários formatos de criação artística – de braço editorial a promotora de eventos na área do som.

Entropies and Mimetic Patterns entrou em pré-venda esta terça-feira e deverá sair nos primeiros dias de julho. A gravação é de João Brandão no estúdio Arda Recorders e a masterização tem a assinatura de James Plotkin.

FacebookTwitter