Serralves celebra 30 anos de Jazz no Parque em julho

| Junho 28, 2021 10:29 pm

No ano em que celebra 30 anos de existência, o Jazz no Parque vai juntar músicos portugueses reconhecidos internacionalmente a artistas europeus que têm desempenhado um papel importante no panorama nacional do jazz.

Os espetáculos acontecem ao ar livre, no campo de ténis do Parque de Serralves, nos três primeiros sábados de julho. Na inauguração do programa, a cantora Rita Maria e o pinanista Filipe Raposo juntam duas músicas de tempos e geografias diferentes – o jazz e a música antiga – naquilo que têm em comum, a improvisação.

Pedro Sousa, um dos nomes de referência do jazz e da improvisação livre feita em Portugal, apresentará um novo projecto, encomendado pelo Jazz no Parque, no dia 10 de Julho. Má Estrela junta o saxofonista português a Simão Simões (computador), Bruno Silva (computador), Miguel Abras (baixo eléctrico) e Gabriel Ferrandini (bateria, electrónica) e reflete o seu gosto pelo dub, subgénero derivado do reggae que se carateriza pela manipulação de material previamente gravado.

A fechar o programa, dia 17 de julho, estará o quarteto Going, do italiano Giovanni Di Domenico e do português João Lobo. Pak Yan Lau e Mathieu Calleja completam esta formação que promete uma “viagem pelo sistema estelar das urbes contemporâneas” e que bebe tanto do transe do Norte de África e do Médio Oriente como das “sheets of sound” de John Coltrane.

FacebookTwitter