9ª. Edição do Festival Que Jazz É Este? decorre até 25 de julho

| Julho 22, 2021 8:01 pm
9ª. Edição do Festival Que Jazz É Este? decorre até 25 de julho

O Que Jazz É Este? está de volta, de 21 a 25 de Julho em Viseu, a cidade jardim. Cinco dias, sete espaços para a apresentação de dezasseis concertos e ainda uma mão cheia de concertos ao domicílio, um workshop de jazz, conversas, oficinas e vinte horas de rádio num festival que pauta pela diversidade quer nas estéticas e linguagens musicais que integra quer nas diferentes possibilidades de práticas culturais e artísticas e nos espaços que ocupa.

Depois da tão arriscada quanto bem sucedida edição do ano passado, o festival volta este ano ao formato de 5 dias consecutivos e intensos, agora com uma maior experiência e conhecimento das dinâmicas que podem tornar possível a realização desta 9.ª edição face ao ainda contexto actual de pandemia. Neste sentido, foi desenvolvido um trabalho conjunto entre a organização do festival e o Município de Viseu, assim como com o departamento da Protecção Civil e PSP. Dentro do quadro legal cumprindo todas as normas de segurança, embora com algumas adaptações ao plano desenhado inicialmente, a 9ª edição do festival Que Jazz É Este? decorre esta semana entre 21 e 25 de Julho em Viseu.

Relativamente aos concertos verifica-se uma alteração no local dos concertos agendados para o Parque Aquilino Ribeiro que passam agora para o jardim da Casa do Miradouro onde o acesso é restrito ao público do festival que tenha efectuado reserva previamente. Também o concerto previsto com o colectivo Gira Sol Azul e convidado especial Tony Momrelle foi adiado para data a anunciar brevemente, sendo que o Carlos Peninha Quarteto passa a actuar nesse horário de quinta feira às 21h e o duo Elisa Rodrigues e Feodor Bívol estará às 19h do mesmo dia.

A Rádio Rossio mantém a sua programação nos mesmos horários mas, em detrimento da apresentação dos programas de autor ao vivo no Parque Aquilino Ribeiro, estes serão emitidos em directo a partir dos estúdios da Rádio Jornal do Centro, da Emissora das Beiras e da Estação Diárias, nas suas frequências respectivas, assim como através das páginas de internet. Os programas de autor da Rádio Rossio estarão recheados de entrevistas, música e conversas inesperadas.

Os concertos, que sofrerão uma maior limitação de lugares, serão também transmitidos via streaming no site do festival de forma a poderem ter maior alcance de público. De destacar ainda os concertos já anunciados, entre eles Innerville, MAU, ¡Golpe!, Edu Miranda Trio e Luanda Cozzeti, Vessel Trio, Luís Figueiredo, Femi Temowo, Orquestra de Jazz de Espinho & Mário Costa e Carapaus Afrobeat.

O Jazz ao Domícilio tem como principal objectivo fazer a música ir ao encontro das pessoas e este ano leva o jazz aos jardins do Hospital Psiquiátrico de Viseu, ao Internato Vítor Fontes, Lar de S. Caetano e Centro de Deficientes Profundos de St. Estevão pelo grupo de alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela e Combo Jazz Gira Sol Azul.

Para além da oferta eclética e de qualidade de concertos, o festival continua a ser um espaço de criação de dinâmicas e oportunidades de formação e profissionalização na área da música. Exemplo disso é a realização do 13.º Workshop de Jazz de Viseu, este ano sob a orientação dos MAU (Miguel Ângelo, Mário Delgado e Mário Costa), que propõem ‘cruzar ideias, inspirações e encontrar respostas difíceis para a longa mas gratificante aprendizagem do Jazz e da música improvisada’. O concerto de apresentação acontece no jardim do Hotel Grão Vasco. Acontecem também duas oficinas de música (uma em forma de orquestra de guitarras eléctricas outra que explora a ideia de rádio pirata) dirigidas ao público em geral. O Que Jazz É Este? apresenta ainda um ciclo de conversas que visam ser um espaço de partilha e reflexão sobre algumas questões importantes relacionadas com a gestão de carreira dos artistas.

Promovido pela Gira Sol Azul, o festival Que Jazz É Este? é um festival financiado pelo programa Viseu Cultura do Município de Viseu e conta com vários importantes parceiros e mecenas locais e nacionais que têm contribuído para a afirmação do festival como um projeto de relevo e prestígio na região centro.
 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CONCERTOS

21 de Julho

– 19h00m/ InnerVille/ Jardim da Escola Profissional Mariana Seixas

– 21h00m/ MAU/ Museu Nacional de Grão Vasco

22 de Julho

– 19h00m/ Elisa Rodrigues/ Casa do Miradouro

– 21h00m/ Carlos Peninha Quarteto/ Casa do Miradouro

23 de Julho

– 17h00m/ Concerto de Apresentação do 13º Workshop de Jazz de Viseu/ Hotel Grão Vasco

– 19h00m/ ¡GOLPE!/ Casa do Miradouro

– 21h00m/ Edu Miranda Trio feat Luanda Cozetti/ Casa do Miradouro

24 de Julho

– 17h00m/ Luís Figueiredo/ Pousada de Viseu

– 19h00m/ Vessel Trio/ Casa do Miradouro

– 21h00m/ Femi Temowo/ Casa do Miradouro

25 de Julho

– 17h00m/ Orquestra de Jazz de Espinho & Mário Costa/ Teatro Viriato

– 19h00m/ Carapaus Afrobeat/ Casa do Miradouro

 

JAZZ AO DOMICÍLIO

22 de Julho/ 10h30/ Combo Jazz da Escola Profissional da Serra da Estrela/ Hospital S. Teotónio, Unidade de Psiquiatria

23 de Julho/ 10h30/ Combo Jazz da Escola Profissional da Serra da Estrela/ Internato Vitor Fontes

24 de Julho/ 10h30/ Combo Jazz da Escola Profissional da Serra da Estrela/ Lar Viscondessa de S. Caetano

25 de Julho/ 10h30/ Combo Jazz da Gira Sol Azul/ Centro de Apoio a Deficientes de St. Estevão

 

OUTRAS ACTIVIDADES

13º Workshop de Jazz de Viseu

Miguel Ângelo, Mário Delgado e Mário Costa

21, 22 e 23 de Julho/ 10h00 – 13h e 14h30 – 17h30

Apresentação: 23 de Julho às 17h no Hotel Grão Vasco.

 

CONVERSAS SOBRE GESTÃO DA CARREIRA DE ARTISTAS

21 de Julho/ 17h30 – 19h00 / Direitos de Autor e Gestão dos Direitos dos Artistas/ Carmo’81

23 de Julho/ 17h30 – 19h00 / Gestão de redes sociais/ Casa do Miradouro

 

OFICINAS

24 de Julho/ 10h – 12h/ FEEDBACK | Orquestra de Guitarras Eléctricas com Bruno Pinto e Ana Bento/ Incubadora do Centro Histórico

25 de Julho/ 10h – 12h/ RÁDIO PIRATA | Oficina de Rádio com Ana Bento, Bruno Pinto e Catarina Machado/ Incubadora do Centro Histórico

 

RÁDIO ROSSIO

21 de Julho

– 10h00 – 12h00/ SENTIDOS Paulo Lopes Costa [Rádio Jornal do Centro]

– 15h00 – 16h30/ OS MUNDOS DA MÚSICA Colectivo Rádio Aurora/ A Outra Voz

22 de Julho

– 10h00 – 12h00/ EMISSORA DAS BEIRAS AO VIVO Maria Helena [Rádio Emissora das Beiras]

– 15h00 – 16h30/ VOLTAS A DIZER QUE EU NÃO GOSTO DE SAX Maria Inês Santos [23 Milhas]

23 de Julho

– 15h00 – 16h30/ JAZZNÃOJAZZPT Rui Miguel Abreu [Antena3]

24 de Julho

– 10h00 – 12h00/ MALANDRO PACÍFICO Cristóvão Cunha [Rádio Jornal do Centro]

– 15h00 – 16h30/ MUITOS MUNDOS Isilda Sanches [Antena3]

25 de Julho

– 10h00 – 12h00m/ MALANDRO PACÍFICO Brunex

– 15h00 – 16h30/ SUNDAY DE CARAMELOS Tozé Novais

21 a 25 de julho

– 16h30 – 17h00/ GUMBO BEIRÃO Ricardo Ramos

FacebookTwitter