Ciclo Julho é de Jazz arranca esta quinta-feira com Jaimie Branch, Mary Halvorson, Ricardo Toscano e Luís Vicente

| Julho 5, 2021 3:42 pm

Em julho, o gnration, em Braga, volta a apresentar alguns dos melhores nomes internacionais e nacionais do jazz moderno. A sétima edição do ciclo Julho é de Jazz decorre nos dias 8, 9, 15 e 16 de julho e integra a estreia do festival ZZ – Jazz no Eixo, que se divide entre o hub criativo bracarense, o Theatro Circo e o Espaço Vita.

Jaimie Branch, trompetista de Chicago, inaugura o programa com um espetáculo –o primeiro em Portugal – de apresentação dos dois tomos de Fly Or Die, editados em nome próprio pela americana International Anthem em 2017 e 2019. A acompanhar a americana, que já colaborou com os nomes de William Parker, Matana Roberts ou TV on the Radio, estará Lester St Louis, no violoncelo, Jason Ajemian, no contrabaixo, e Chad Taylor, na bateria.

No dia seguinte, a 9 de julho, Mary Halvorson regressa ao gnration, onde atuou pela última vez em 2019, para uma atuação em formato trio. Ladeada por Tomas Fujiwara e Michael Formanek, a compositora e guitarrista norte-americana dará a conhecer Never Is Enough, o mais recente projeto da formação Thumbscrew.

Na semana seguinte, a 15 de julho, Ricardo Toscano (saxofone alto),  João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo) e João Lopes Pereira (bateria) revisitam o clássico A Love Supreme, de John Coltrane. O trompetista português Luís Vicente, que se tem destacado pela sua intensa atividade ao longo da última década, convida Luke Stewart, John Dikeman e Onno Goevart para o último espetáculo do ciclo, a 16 de julho.

Os bilhetes encontram-se disponíveis em bol.pt a custos que variam entre os 7€ (para cada concerto) e 20€ (para todo o ciclo).

FacebookTwitter