SONICA EKRANO: novo festival de cinema sobre música chega à Margem Sul em setembro

| Agosto 11, 2021 1:49 pm

Há um novo festival de cinema na Margem Sul: de 9 a 18 de Setembro, o SONICA EKRANO traz cinema documental e música das margens ao Barreiro e à Baixa da Banheira, no concelho da Moita.

O evento organizado pela OUT.RA – Associação Cultural, reconhecida enquanto organizadora do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, procura “reflectir a música e o cinema enquanto linguagens universais, homenageando simultaneamente a forte tradição esperantista na margem sul do Tejo”. Num contributo em prol da inclusão audiovisual, o novo festival assegura – mesmo na era das plataformas digitais – a oportunidade de assistir a obras cinematográficas às quais o acesso é limitado.

A primeira edição do SONICA EKRANO vai apresentar 13 filmes – seis em estreia nacional – dedicados a músicas, músicos, sons e movimentos nas margens da massificação e da popularidade. Conny Plank, Arvo Pärt, Swans, Irfan Khan, Gabriel Ferrandini e uma comunidade de rapper isolados numa vila deserta do Colorado são algumas das personalidades em foco.

“Acid Mothers Reynols: Live and Beyond”, filme que ilustra o encontro entre os japoneses Acid Mothers Temple e os argentinos Reynols, e “Voice of the Eagle: The Enigma of Robbie Basho”, centrado na vida do do guitarrista e compositor norte-americano Robbie Basho, são duas das propostas que estarão em estreia nesta edição.

As pioneiras da música eletrónica também estarão em primeiro plano com a exibição dos filmes “Sisters with Transistors”, centrado no trabalho de várias mulheres que estiveram na linha da frente da produção contemporânea; “Delia Derbyshire: The Myths and Legendary Tapes”, documentário/biopic que retrata a personalidade e o legado da britânica Delia Derbyshire, para sempre ligada à composição do genérico da série Doctor Who; e “Suzanne Ciani: A Life in Waves”, sobre a vida e as inovações da norte-americana Suzanne Ciani.

“SOA”, resultante de uma investigação da realizadora Raquel Castro sobre som e paisagens sonoras, e “Caos e Afinidade”, que analisa o mundo da música improvisada em Portugal a partir do extinto Bar Irreal, em Lisboa, são as duas propostas nacionais da programação.

As sessões realizam-se no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo (de 9 a 12 de Setembro), na Biblioteca Municipal do Barreiro (de 13 a 16 de Setembro) e no Auditório Municipal Augusto Cabrita (17 e 18 de Setembro).

Os bilhetes para as sessões no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo custam 2,97€ e podem ser adquiridos na rede Ticketline ou no local, 30 minutos antes de cada sessão, e os bilhetes para as sessões na Biblioteca Municipal do Barreiro e no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo custam 2,50€ (podem ser adquiridos online na rede Bol ou no local, 30 minutos antes de cada sessão).

Consultem o programa completo aqui.

FacebookTwitter