Após um primeiro momento realizado em junho, a 17ª edição do Out.Fest conclui-se no seu período habitual, em outubro, com mais 14 oportunidades para testemunhar “alguma da mais fundamental música” feita nas esferas da produção contemporânea moderna.
De 4 a 9 de outubro, o Anfiteatro do Parque Paz & Amizade e o Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, voltam a servir de epicentro para o evento dedicado ao melhor da música feita às margens da massificação e da popularidade, que vai levar ainda música a outras localizações familiares à história do festival como o Museu Industrial da Baía do Tejo, a Biblioteca Municipal do Barreiro, a SDUB “Os Franceses” e a Igreja de Santa Maria.
Entre as várias propostas desta edição, a organização destaca a continuidade do programa paralelo REMAIIN, que promove a música experimental europeia com raízes noutras culturas do mundo, e que irá trazer, em dose dupla, a música da histórica compositora francesa Eliane Radigue através “da difusão/espacialização de uma das suas obras mais icónicas e da interpretação de trabalhos recentes”, um deles em estreia mundial. A estreia em Portugal da francesa sediada em Berlim Jessica Ekomane, a primeira apresentação pública entre o português João Pais Filipe e o peruano Manongo Mujica (precedida de uma residência artística a ter lugar no Barreiro), e o espetáculo do duo oriundo de Manchester Space Afrika, que este ano editaram o elusivo Honest Labour pela americana Dais Records.
Os portugueses pä, LUMP, Vasco Alves, Adriana João + Pedro Tavares, DJ Nigga Fox, Sarnadas, Gustavo Costa, Serpente (com Pedro Sousa e Margarida Garcia), bem como os ingleses Still House Plants completam o certame musical.
O Out.Fest é uma iniciativa da OUT.RA – Associação Cultural em parceria com a Filho Único financiada pela Direcção-Geral das Artes e Município do Barreiro. Os bilhetes encontram-se disponíveis em bol.pt e nas seguintes modalidades: passe global (25€); bilhete diário (10€). Os espectáculos de dia 4, 6, 7 e 9, na SDUB “Os Franceses”, e o programa de conversas (entre João Pais Filipe e Manongo Mujica e Julia Eckhardt) são de acesso gratuito, mediante inscrição prévia através do formulário no site do festival.