Vessel, keiyaA e DJ Marcelle na programação do gnration até ao final do ano

| Setembro 9, 2021 2:53 pm

O gnration, em Braga, desvendou esta quinta-feira o programa completo para os próximos meses de outubro, novembro e dezembro. Para além da americana keiyaA, que já havia sido confirmada no último comunicado enviado em junho, o hub criativo vai receber concertos de Vessel, DJ Marcelle, Kiko Dinucci, entre outros, até ao final do ano.

O programa arranca a 8 de outubro com uma atuação da holandesa DJ Marcelle, que apresentará um “set especial” para plateia sentada. Na semana seguinte, a 16, a norueguesa Jana Winderen, que passou pelo gnration no passado dia 25 de janeiro para uma masterclass, regressa ao mesmo espaço para apresentar, num sistema de som quadrifónico, Spring Bloom in the Marginal Ice Zone, o mais recente capítulo “de uma série de trabalhos onde revela os sons da vida debaixo de água”.

Os portugueses Sensible Soccers, que têm novo álbum na calha (Manoel aterra no primeiro dia de outubro), são um dos destaques do mês de novembro, que recebe também a estreia em Portugal da cantora e produtora norte-americana keiyaA, uma das mais interessantes propostas da nova soul americana.

A 4 de dezembro, é a vez de Maria Reis apresentar o mais recente EP A Flor da Urtiga, gravado e interpretado sob a orientação de Panda Bear. Três dias depois, a 7, o gnration acolhe o cantor, compositor e instrumentista paulista Kiko Dinucci para um espetáculo na companhia de Juçara Marçal, com quem editou Padê em 2008.

Cara bem conhecida do público bracarense, Vessel regressa à black box do gnration para uma performance no âmbito da sexta edição do OCUPA, que volta a mostrar o melhor da electrónica e arte digital feita em Braga nos dias 17 e 18 de dezembro. A acompanhar o músico de Bristol estará a violinista Rakhi Singh e um quarteto de cordas de Braga.

A edição deste ano vai contar também com uma instalação de João Carlos Pinto e Sarah Degenhardt, concertos de Cody XV com Daniel Martinho, Fura Olhos, bem como a apresentação pública das sessões de exploração e improvisação do Clube de Inverno, coordenado novamente pelo músico Paulo Furtado e pelo cineasta Rodrigo Areias.

No programa de exposições, os artistas britânicos Haroon Mirza e Jack Jelfs apresentam, a partir de 8 de outubro, a exposição multimédia e imersiva The Wave Epoch, acompanhada de um disco e filme que conta com a participação de GAIKA. Já na galeria INL, a partir de 16 de outubro, o coletivo português Openfield apresentará a instalação Message.

Pensado exclusivamente para o formato online, o novo ciclo de programação Órbita dará a conhecer novos trabalhos de Medusa Unit (23 Outubro), Raw Forest (17 Novembro) e Cave Story (17 Dezembro). As peças vídeo serão disponibilizadas gratuitamente através do site, YouTube e redes sociais do gnration.

FacebookTwitter