As CLAV Live Sessions estão de regresso ao seu espaço nativo para a apresentação de mais 6 concertos nesta segunda temporada de 2021 que irá decorrer até ao final do ano. A segunda temporada das sessões teve início com dois concertos ao ar livre, abertos ao público, com lotação de 800 espectadores, no âmbito do Anima-te 2021 em V.N. de Famalicão. Após este regresso em grande, regressam em outubro ao seu território nativo em Guimarães.
“Aldeias da Memória Coletiva” é o mote para estas próximas 6 edições. Trata-se de um projeto da CAISA – Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação C.R.L., que as CLAV Live Sessions abraçam para a promoção do território constituído por seis aldeias que se congregam em duas Uniões de Freguesias: a primeira Airão S. João, Airão Santa Maria e Vermil e a segunda Oleiros, Leitões e Figueiredo. Este projeto irá utilizar o património imaterial e material do território, bem como o património ambiental como facilitador de mudanças sociais, culturais, educacionais e económicas, fomentando ainda mais o sentido de comunidade, promovendo ainda a sustentabilidade social, ambiental, cultural e económica.
Para isso o CLAV – Centro e Laboratório Artístico de Vermil desenvolveu para esta fase da segunda temporada de 2021 uma estratégia que tem como objetivo dar a conhecer, através dos produtos resultantes das CLAV, a riqueza material e imaterial que este território contém.
As CLAV Live Sessions, conjuntamente com os artistas programados, irão dar a conhecer ao mundo um território natural com uma biodiversidade incrível, uma gastronomia sustentável, o património imaterial e edificado, através de 3 produtos, o Concerto, uma entrevista e um podcast.
Esta edição conta com o apoio do Estado Português – Fundo de Fomento Cultural (Garantir Cultura), do Município de Guimarães, da União de Freguesias de Airão e Vermil e da União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo.
As CLAV Live Sessions são já uma referência a nível nacional na programação e promoção da música em Portugal. Já ficaram na história da música como sendo o único projecto em Portugal que não parou em tempo de pandemia, sendo ainda considerado o pioneiro na programação de concertos em formato misto (com público e transmissão online). É ainda um projeto descentralizado e muito longe dos grandes centros numa tentativa de fazer algumas correcções de assimetrias, sejam elas culturais, sociais ou económicas.
Para a finalização da segunda temporada de 2021, a promotora das CLAV Live Session, a CAISA – Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação, irá produzir um DVD com os melhores momentos de 2021 em que o objetivo é ficar com um registo físico destes momentos e também um registo de promoção para todos os projetos artísticos que passaram pelo CLAV este ano.
PROGRAMA – CLAV em Vermil, Guimarães
15 de Outubro
The Partisan Seed
21h30 – Lotação 15 pessoas e por marcação prévia
29 de Outubro
Time For T
21h30 – Lotação 15 pessoas e por marcação prévia
12 de Novembro
O Gajo
21h30 – Lotação 15 pessoas e por marcação prévia
26 de Novembro
Daniel Catarino
21h30 – Lotação 15 pessoas e por marcação prévia
10 de Dezembro
Filho da Mãe
21h30 – Lotação 15 pessoas e por marcação prévia
17 de Dezembro
Fosco
21h30 – Lotação 15 pessoas e por marcação prévia