Dez anos volvidos da primeira Noite Fetra & Amigos, que serviu para financiar o LP de estreia da Cafetra (Até Morrer, d’Os Passos em Volta) em 2011, os artistas do coletivo e editora de Lisboa — essencial para situar o novo cancioneiro independente da cidade — vão deixar os seus quartéis para dar início a uma digressão coletiva pelo país.
“Como se de um rito pagão se tratasse”, explicam em comunicado, a tour — que recebe o apoio da DGArtes e deverá prolongar-se até 2022 — vai juntar “um plantel rotativo de artistas do coletivo” a artistas locais de cada um dos municípios por onde irão passar, firmando “laços comunitários” habitualmente separados por questões geográficas com o objetivo de promover experiências coletivas de “comunidade e liberdade”.
O primeiro ciclo será dividido em dois momentos, com o primeiro a acontecer já este mês entre os dias 28 e 31 de outubro, no Porto, Esposende, Braga e Bragança. Um segundo momento, a acontecer entre os dias 4 e 7 de novembro, terá lugar nas cidades de Famalicão, Póvoa de Varzim, Ovar e Coimbra.
Consultem o plano completo de eventos:
Outubro
28 – Porto – Luz e Vida
29 – Esposende – ESTALEIRO
30 – Braga – Café-Concerto RUM by Mavy
31 – Bragança – Museu Abade de Baçal
Novembro
4 – Famalicão – Cru
5 – Póvoa de Varzim – Café Schmits
6 – Ovar – Casa do Povo
7 – Coimbra – Salão Brazil
Fotografia: Cátia Rodrigues