Novos talentos sobem este mês ao palco do Festival Emergente

| Outubro 7, 2021 3:40 pm

A 3ª edição do Festival Emergente vai acontecer no Capitólio nos dias 15 e 16 de outubro, em Lisboa. Depois da difícil, mas desafiante edição de 2020, num só dia e com 8 bandas, o festival volta ao seu modelo original de dois dias, num alinhamento repleto de bandas emergentes.

De entre os projetos candidatos ao festival, foram selecionadas 11 bandas para o alinhamento, mais 3 do que estava previsto. O Emergente faz assim jus à sua principal missão de apoiar a nova geração da música portuguesa, dando oportunidade a diversos artistas de apresentar-se ao vivo num festival que será realizado fisicamente, mas também exibido em livestream na plataforma Live Stage, da Ticketline. A receita desta exibição online reverterá integralmente para a União Audiovisual, como forma de apoiar aqueles sem os quais os concertos não podem existir.

Àqueles que subirem ao palco em resultado do Open Call, o Emergente irá atribuir dois prémios: Melhor Concerto Super Emergente (por votação combinada do júri e do público), cujo prémio é a actuação no Festival Rodellus em 2022, e Melhor Projeto Musical (da responsabilidade exclusiva do júri) cujo prémio é a gravação de um EP ou álbum nos Estúdios Camaleão, em Lisboa.

O cartaz do festival junta aos artistas concorrentes alguns convidados selecionados pela organização:

15 de Outubro

CHINASKEE & CONVIDADOS (convidados)

GATOR THE ALLIGATOR (convidados)

MIKE VHILES (Open Call)

CONJUNTO JÚLIO (Open Call – escolha do júri)

TOO MANY SUNS (Open Call)

MIKEE SHITE (Open Call – escolha do público)

EVACIGANA (Open Call)

SREYA (convidada)

 

16 de Outubro

SOLAR CORONA (convidados)

HUMANA TARANJA (Open Call)

LOS CHAPOS (Open Call – escolha do júri)

CAIO (convidado)

APRIL MARMARA (convidada)

BILOBA (Open Call – escolha do júri)

BIA MARIA (convidada)

FALSO NOVE (Open Call)

QUASE NICOLAU (Open Call)

MADALENA PALMEIRIM (Open Call)

Há também uma competição de videoclips, que terá a sua fase final de votação durante o decorrer do festival. São estes os concorrentes:

MATEUS VERDE – Animal Celestial

LOS CHAPOS – Another Day At The Firm

DELA MARMY – Not Real

MEMA – Perdi O Norte

JASMIM – Mais Um Verso

DELA MARMY – Old Human

CELSO – Queimar Tempo

YAKUZA – Tunning

THEO – The World Is Not The Same

BONANÇA – Ah Desaparecer

BIRDS ARE INDIE – Our Last Waltz

CONJUNTO!EVITE – Quebra Ossos

PRÍNCIPE DO LUMIAR – Treino

EVACIGANA – Tempo Morto

O melhor vídeo (por votação combinada do público e do júri) e o melhor realizador (da responsabilidade exclusiva do júri) receberão um prémio monetário de 500€.

Finalmente, o Emergente vai começar também um ciclo de conversas em torno da música emergente, da juventude e dos desafios que os mais novos enfrentam, nomeadamente ao longo dos seus percursos artísticos como músicos, com vontade acrescida de os ouvir atentamente e, se possível, contribuir para os incentivar a realizar os seus sonhos e os seus objetivos, convocando um painel de convidados que combina a emergência, pertinência e experiência.

Os bilhetes diários para o festival custam 15 euros, o passe geral 20 euros e o acesso ao livestream 10 euros.

FacebookTwitter