O Marta lança o seu primeiro single “Quando o Corpo Não te Convém”

| Outubro 8, 2021 12:04 pm

O Marta é o mais recente projeto de Guilherme Marta (Bang Avenue), que promove aqui uma abordagem mais contemporânea ao folclore polifónico das Beiras. O surgimento deste projeto aconteceu quando Guilherme decide virar-se para a exploração do seu “Eu”, começando por regressar assim às terras da sua infância, entre São Pedro do Sul e Arnas, numa redescoberta da sua aura. Numa abordagem que toma proveito da compleição da percussão tradicional, dos viscerais cantos polifónicos da região beirã, e das carismáticas melodias de guitarra, O Marta respira nova vida ao encontro moderno do indie rock com o folclore português.

O single de lançamento do projeto tem como nome “Quando o corpo não te convém”. É um tema que grita tanto a voz do folclore beirão, como a voz do povo português, abordando também assuntos atuais e, no fundo, intemporais, como a aceitação do nosso corpo. Percorre sonoridades distintas, desde a flauta ao trompete, às harmonias vocais, aos sons das guitarras que nos levam para o indie rock e às viscerais percussões tradicionais. Toda esta paisagem sonora é transmitida também visualmente no videoclip de estreia, que nos transporta para as aldeias da região beirã, mais concretamente para Arnas, aldeia pertencente ao concelho de Sernancelhe.

Este projeto teve como base de inspiração as mulheres beirãs da vida de Guilherme, a quem dedica o seu álbum, que espera lançar em fevereiro do próximo ano.

 

FacebookTwitter