
De 27 a 28 de novembro, o Auditório de Serralves, no Porto, dedica a sua programação a David Behrman, uma das figuras maiores da música e da experimentação sonora mundial. O roteiro de Open Space: Focus On David Behrman, que vai incluir um ciclo de filmes, concertos e conversas, constitui-se como uma homenagem e uma oportunidade para revisitar um alargado de obras conjunto do músico e compositor norte-americano, sublinhando algumas das suas colaborações passadas e atuais.
Com uma carreira ativa desde os anos 60 nos campos da eletrónica e na introdução de tecnologia nos meios da performance e da instalação multimédia, Berhman colaborou com notáveis como John Cage, David Tudor, Robert Watts ou Federico Fellini. Na década de 60, iniciou uma longa associação com a Merce Cunningham Dance Company, tornando-se membro do comité musical da companhia até à sua extinção, em 2011. Enquanto produtor na gigante discográfica Columbia Records, teve a seu cargo muitas das gravações da série Music of Our Time, que incluíram obras de Cage, Steve Reich, Pauline Oliveros e Terry Riley, como a aclamada obra In C. Em 1966, fundou com Alvin Lucier, Robert Ashley e Gordon Mumma a Sonic Arts Union, coletivo decisivo para o desenvolvimento da cultura da experimentação musical feita nos Estados Unidos.
Para além da presença de Behrman, o programa conta com a participação de Okkyung Lee, Terri Hanlon e do ensemble ars ad hoc, com quem interpretará três das suas obras mais reconhecidas, View Finder, Figure in a Clearing e o primeiro álbum de estúdio do artista, On the Other Ocean, editado em 1978 pela histórica Lovely Records.
Em dezembro, o músico atua na nova edição do festival Madeiradig.
Programa:
Sábado
16:00 – Filmes: Meringue Diplomacy de Terri Hanlon, Cascade de Robert Watts, Cloud Music (Documentation Excerpt) de Robert Watts/David Behrman/Bob Diamond
17:30 – Concerto: David Behrman e o ensemble ars ad hoc apresentam:
View Finder, Figure in a Clearing e On the Other Ocean, de David Behrman
Domingo
16:00 – Conversa: David Behrman e Terri Hanlon, com moderação de Isilda Sanches
17:30 – Concerto: David Behrman e o ensemble ars ad hoc apresentam Open Space, de David Behrman
18:00 – Concerto: Okkyung Lee e David Behrman