180 Media Lab: o laboratório experimental que povoa as ruas do Porto entre 20 e 27 de novembro

| Novembro 17, 2021 2:05 am
180 Media Lab: um espaço de novas ideias para formatos antigos

O Canal180, em colaboração com o festival de cinema Porto/Post/Doc, apresentam o 180 Media Lab, a decorrer no Porto entre os dias 20 e 27 de novembro. O evento desenrola-se entre a cidade e o digital, reunindo talentos disruptivos de diferentes universos num programa que visa repensar a cultura, tanto na vida real como no digital.

Este laboratório experimental traz três propostas que cruzam o som, a música, as artes visuais, o cinema, a tecnologia e a palavra. O programa curado por Joana Seguro assume a vontade de abraçar a improvisação e experimentação como espaço essencial para o disseminar de novas ideias e para o vislumbre do que poderão ser as formas de expressão artística do amanhã.

Durante uma semana, e com inauguração no dia 20 de novembro, o 180 Media Lab vai ocupar uma série de espaços do Porto através de um circuito artístico que junta a programação the wrong biennale, os colectivo berru, com uma instalação na garagem do Canal180 (Rua Miguel Bombarda, 425) e uma intervenção de Pedro Maia e Joana da Conceição (Tropa Macaca) no Atelier Sérgio Rebelo.

O circuito migra até ao digital com duas emissões transmitidas em televisão, no Canal180, e online na plataforma Twitch. A primeira, com o projeto NOINDEX, um “home shopping” de obras de vídeo originais, certificadas como NFT, criadas por artistas que procuram re-financiar o fim da história. MC Damara Inglês, designer de XR Experiences e moda virtual, juntamente com Amar Ediriwira, diretor artístico da Boiler Room e Clayton Vomero, realizador e documentarista da NOINDEX, vão ser os “vendedores” destes conceitos, no dia 25 de novembro, às 19:00.

A segunda transmissão está marcada para o dia 27 de novembro, às 19:00, e encerra o programa com o 180 Media Lab Live, um cabaret virtual que reúne uma série de convidados numa fusão entre o conteúdo filmado e as performances ao vivo. Entre os intervenientes estarão nomes da música e performance até ao cinema, como Loïc Perela, Miguel Januário, Armando Sousa, Mira Calix, Herlander, Irene Alvar, Pedro Maia, entre outros.

A programação detalhada e completa do 180 Media Lab está disponível em https://medialab.180.pt.

FacebookTwitter