Vijay Iyer, WHO Trio e Black Art Jazz Collective na 30ª edição do Guimarães Jazz

| Novembro 5, 2021 6:59 pm

A melhor maneira de festejar os ininterruptos 30 anos do Guimarães Jazz é fazê-lo novamente sem restrições, mais uma vez com um leque de artistas oriundos dos vários cantos do mundo que representam alguns dos nomes mais promissores do jazz. 

Assente na liberdade criativa e sem receio de arriscar ao longo dos anos, a cidade Berço recebe entre os dias 11 e 20 novembro este grande encontro transgeracional e pluridisciplinar com 12 concertos no Centro Cultural de Vila Flor (CCVF) e no Centro Internacional de Artes José de Guimarães, além das famosas residências artísticas e jam-sessions espalhadas por diferentes lugares considerados essenciais na vida do festival. 

A organização do festival está a cabo da associação Convívio e pela rede cultural municipal A Oficina que dinamiza e gere a programação de vários eventos locais, nacionais e internacionais, sendo um dos pontos de referência de Guimarães. 

A festa do jazz arranca no CCVF com Vijay Iyer Trio, liderado pelo influente e inovador pianista nova-iorquino Vijay Iyer de ascendência indiana que leva na bagagem um sólido currículo, incluindo uma nomeação aos Grammys. Vem apresentar o seu recente álbum “Uneasy” onde colaborou com a baixista Linda May Han Oh e o baterista Tyshawn Sorey que inspira-se na precariedade laboral consequente da pandemia e da atual instabilidade política mundial. 

As parcerias com a associação Porta-Jazz e com o projeto do coletivo cultural Sonoscopia mantém-se como uma aposta forte nesta edição, em busca da exploração de novas perspetivas experimentais e linguagens não convencionais.

Outros destaques do cartaz passam pela atuação dos WHO Trio que vão reinterpretar temas do emblemático Duke Ellington, os Black Art Jazz Collective que celebram o legado e a preservação cultural da história musical do jazz afro-americano, e ainda a habitual presença da Big Band da Escola Superior de Música e de Artes do Espectáculo (ESMAE). Haverá também um espaço na sede da associação Convívio dedicado a uma exposição com imagens referentes aos 30 anos do Guimarães Jazz.

 

FacebookTwitter