A norte-americana Grouper anunciou, através de um post publicado nas suas redes, que irá atuar no Teatro Viriato, em Viseu, no próximo ano. O concerto está agendado para o próximo dia 30 de abril e terá como convidado especial o britânico Coby Sey, que ficará a cargo da primeira parte da noite.
O projeto da cantora e compositora Liz Harris, Grouper tem na sua extensa e deslumbrante discografia algumas das mais delicadas obras da folk de recorte ambiental. Editou por selos tão renomados como a Type ou a sua Yellow Electric, até se fixar, em 2013, pela editora americana Kranky, por onde lançou o seu mais recente longa-duração, Shade, no último mês de outubro. É precisamente este disco — que mereceu a atenção da Threshold Magazine — que a artista irá apresentar em Viseu, uma das sete cidades contempladas na digressão europeia de promoção do seu 12º trabalho de originais.
Coby Sey é um cantor, produtor e compositor de Londres. Mantém uma profícua relação com Mica Levi, com quem forma o colectivo CURL, é cúmplice dos radicalismos de Colourgrade e Devotion, da conterrânea Tirzah, e tem vindo a desenvolver um discreto mas inquietante corpo de trabalho a solo, com vários registos de curta e longa-duração — River, editado em setembro do ano passado, é o mais recente exemplo da poética sensibilidade do britânico.
Em março, o Teatro Viriato recebe o norte-americano Phil Elverum para um espetáculo de apresentação de Microphones in 2020, o mais recente trabalho do artista sob o pseudónimo The Microphones.
Os bilhetes encontram-se disponíveis em bol.pt a custos que variam entre 7,5€ e 15€.