A 14 de novembro, o trompetista inglês Matthew Halsall apresenta o seu mais recente álbum Salute to the Sun no Auditório de Espinho. Na última de três datas em Portugal, depois dos concertos no Convento de São Francisco (Coimbra) e no Museu do Oriente (Lisboa), o líder da Gondwana Orchestra vai coordenar um luxuoso sexteto de músicos do novo e cada vez mais agitado mapa do jazz britânico.
Salute to the Sun, a mais recente entrada na discografia do músico de Manchester, sucede o anterior Into Forever, de 2015, e “extrai a energia vivida na sessões semanais da banda e o amor do trompetista pela natureza”, aponta a organização. O álbum foi editado em novembro de 2020 através da sua Gondwana Records, que fundou em 2008 e que alberga trabalhos de Portico Quartet, Nat Birchall ou GoGo Penguin, e vai buscar influências aos espritualismos de notáveis como Alice Coltrane ou Pharoah Sanders, como é possível constatar na compreensiva conversa que concedeu ao Rimas e Batidas esta semana.
Os bilhetes para o espetáculo no Auditório de Espinho estão disponíveis online em www.musica-esp.pt ou à porta na Academia de Música de Espinho a custos que variam entre 11€ e 15€.