Al-Jiçç e o jazz de tradição sefardita de ‘Chants’

| Dezembro 2, 2021 4:02 pm

O quarteto português Al-Jiçç liderado pelo compositor, teclista e guitarrista Nuno Damião juntou o clarinete de Gonçalo Lopes, o baixo-elétrico de Ricardo A. Freitas e ainda a bateria e a percussão de Jorge Lopes Trigo. 

Este projeto de jazz inspirado nas tradições sefarditas de origem judaica originários da Península Ibérica e nos sons de origens árabes-mediterrânicas provenientes tanto do norte de África como do Médio-Oriente. 

Em setembro de 2021 foi lançado o quinto álbum intitulado “Chants” que resulta numa viagem com um sentimento algo espiritual carregado das melodias do piano elétrico e da constante improvisação do clarinete em “Route”. Em “Daf Song” é libertado o som mais nostálgico, cinematográfico e introspectivo do quarteto. Uma vincada e forte percussão em conjunto com o baixo a fazer lembrar os ritmos dos irmãos Rahbani destacam-se em “Zadar” ao servir de balanço para um final atmosférico e despreocupado em “Lost Signal”. 

É um disco que reflete um estado de alma que oscila entre determinadas linguagens – ou até linhagens – não ocidentais que tendem infelizmente a ser esquecidas.

FacebookTwitter