Lucy Railton, Fred Frith e Ikue Mori no arranque de 2022 do gnration

| Dezembro 17, 2021 7:08 pm

Ikue Mori, Fred Frith, Lucy Railton , entre outros, compõem o certame do gnration para o primeiro trimestre de 2022. O anúncio foi divulgado esta sexta-feira pelo polo criativo de Braga e inclui ainda novas exposições focadas na relação entre arte e tecnologia e um programa pensado exclusivamente para o formato online.

O programa de música arranca a 15 de janeiro com os portugueses 10 000 Russos e o seu mais recente álbum Superinertia, seguindo-se a apresentação do projeto Krake, do baterista português Pedro Oliveira (Clã, Peixe:Avião), no dia 29 de janeiro.

A 5 de fevereiro, o multi-instrumentista português Homem em Catarse regressa à casa onde concebeu, em contexto de residência, o seu mais recente trabalho, Sete Fontes. Sentado ao piano, Afonso Dorido apresentará o disco num concerto que contará como artista multidisciplinar Francisco Oliveira e um quarteto de cordas como convidados. Também resultante da iniciativa de criação artística local Trabalho da Casa, a banda bracarense de rock psicadélico Travo dará a conhecer o seu segundo longa duração, Sinking Creation, no dia 19 fevereiro.

A 26 de fevereiro, no Museu Nogueira da Silva, a banda de Bristol Tara Clerkin Trio estreia-se em Portugal com um espetáculo em formato trio.

O mês de março inaugura com a apresentação ao vivo das catalãs Tarta Relena. O duo de Helena Ros e Marta Torrella, cujo álbum de estreia, Ora Pro Nobis, as levou a tocar em festivais consagrados como o Mutek, Primavera Sound ou Le Guess Who?, vem a Braga mostrar “o porquê de serem um dos nomes mais falados na nova música europeia”, explica a organização em comunicado.

Comissariado pelo festival Walk & Talk (Açores), em coprodução com o gnration e o TBA (Lisboa), a produtora e violoncelista britânica Lucy Railton e o cineasta português Pedro Maia apresentam, a 11 de março, “Janela do Inferno”, um trabalho sónico e visual moldado pelas explorações psicogeográficas das ilhas dos Açores.

Os grandes destaques do primeiro trimestre do ano vão para duas das mais fundamentais figuras da vanguarda munidal. A 19 de março, o britânico Fred Frith, pioneiro na arte da improvisação livre e fundador do histórico e provocador grupo Henry Cow, aprenta-se no gnration com o baixista Jason Hoopes e o baterista Jordan Glenn para um concerto em formato trio. A 26 de março, é a vez de Ikue Mori se estrear no espaço bracarense. A baterista dos seminais DNA apresentará um concerto colaborativo com Nuno Aroso e João Miguel Braga Simões, dois dos mais ativos percussionistas portugueses da atualidade.

Os concertos de Tara Clerkin Trio, Lucy Railton, Fred Frith e Ikue Mori encontram-se inseridos no programa cultural em rede Caleidoscópio, desenvolvido pelas cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Fafe, e têm todos entrada gratuita.

Consultem o plano completo de eventos aqui.

FacebookTwitter