Gadutra estreia-se pela Troublemaker Records com lagarta

| Janeiro 19, 2022 10:54 am

lagarta é o primeiro álbum de estúdio de gadutra, com lançamento no dia 22 de Janeiro pela Troublemaker Records. O primeiro single, caosa, já está disponível no Bandcamp e no Youtube.

Natural do Rio de Janeiro, gadutra tem deixado desde 2017 a sua marca pela capital portuguesa em círculos que não se cingem às hegemonias patriarcais e eurocêntricas. No próximo sábado edita pela Troublemaker Records o seu primeiro álbum, largarta, contando com a participação de Evaya, Polivalente, Tita Maravilha e Tom Maciel.

lagarta é uma viagem introspectiva e transformadora pelo ambient, noise, musique concrete e caosa, o primeiro avanço com direito a videoclip, é exemplo disso, deixando desde já as nossas expectativas em alta. Com a participação de Tita Maravilha, caosa é um tema atrevido e sedutor sem vulgaridades, com um andamento confiante e libertador – os sintetizadores pujantes ocupam a totalidade do espectro sonoro e deles quebra uma voz que grita “dones disto” numa calma declamação: enquanto ouvintes, caosa convida a participar no “Suspenso mistério”, a linha que abre o tema e também o que nos mais cativa.

No videoclip que acompanha o tema, vemos uma trupe empoderada a conquistar as ruas, a literalmente parar o trânsito para se afirmar – estamos aqui, estamos fabuloses. Os olhares dos poucos transientes mostram um país pouco habituado a expressões nÃo-normativas, mas também a possibilidade de coexistência – caosa mostra-nos que é através da representação e liberdade que podemos mudar a maneira como movimentos, culturas e identidades que escapam às hegemonias vigentes são vistas. Num grande final para este desfile, gadutra e Tita Maravilha enfrentam a câmara com um condão de arrogância merecida, despedindo-se de caosa com um tranquilo e decidido “Não, eu não serei submissa a você.”

Texto: José Almeida
Fotografia: Bruno Saavedra

FacebookTwitter