Ikue Mori, ex-baterista dos DNA, atua no gnration este sábado

| Março 21, 2022 5:50 pm

Este sábado, dia 26 de março, o gnration, em Braga, acolhe o primeiro encontro ao vivo entre a música e compositora japonesa Ikue Mori e os portugueses Nuno Aroso e João Miguel Braga Simões, dois dos mais ativos percussionistas nacionais da atualidade.

Nome maior da improvisação livre, Ikue Mori mudou-se para Nova Iorque na década de 70, onde começou a tocar bateria nos DNA, banda seminal do movimento new wave que integrava também o guitarrista Arto Lindsay. A curta incursão pelo grupo, que chegou ao fim em 1982, cinco anos depois da sua formação, deu origem a uma sólida e renomada carreira a solo nos círculos da produção contemporânea de cariz exploratório, estendendo o seu trabalho às drum machines e ao computador, mas também à criação visual. Colaborou ainda com um leque infindável de nomes, de John Zorn (e as suas jornadas pelos Electric Masada) a Fred Frith, Evan Parker, Zeena Parkins, Marc Ribot, Kim Gordon e Thurston Moore.

A convite do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, a artista japonesa dará ainda a conhecer a sua prática a partir dos instrumentos não convencionais a que recorre. A masterclass será conduzida na sala de formações do gnration, na manhã de sábado, e terá um limite máximo de 30 participantes.

Os bilhetes para o espetáculo, inserido na programação em rede Caleidoscópio, podem ser levantados a partir desta semana no balcão do gnration ou online, através do email bilheteira@gnration.pt.

FacebookTwitter