Lucy Railton apresenta Janela do Inferno com Pedro Maia em Braga e Lisboa

| Março 10, 2022 3:25 pm

Na próxima sexta-feira, dia 11 de março, o gnration, em Braga, acolhe a produtora e violoncelista britânica Lucy Railton e o cineasta português Pedro Maia para a estreia mundial de Janela do Inferno, uma peça audiovisual moldada pelas explorações psicogeográficas das ilhas dos Açores. No fim do mês, a 29 de março, a dupla apresenta-se em Lisboa para um espetáculo no Teatro do Bairro Alto.

Captado durante uma residência artística da dupla nos Açores, Janela do Inferno “percorre um trabalho sónico e visual dinâmico, respondendo à terra, à sua natureza peculiar e às forças sísmicas que regem a vida na ilha”. Neste projeto, que nasceu de uma encomenda do festival Walk & Talk em co-produção com o gnration e o TBA,  a artista britânica reage às qualidades únicas dos Açores através de passagens melódicas de “violoncelo, gravações de campo e transformações de sintetizadores modulares”, enquanto o cineasta português explora, em tempo real, “a ideia de luz e sombra, guiando o público numa jornada entre o brilho e a escuridão”.

A convite do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, Railton demonstrará ainda, através de uma conversa aberta, os seus processos de criação, influências e projetos em desenvolvimento. A masterclass será conduzida em inglês, na sala de formações do gnration, no dia 11 de março, e terá um limite máximo de 30 participantes.

O espetáculo em Braga insere-se na programação em rede Caleidoscópio, desenvolvida pelas cidades de Braga, Barcelos, Fafe e Guimarães, e tem entrada gratuita (mediante reserva através do email bilheteira@gnration.pt). Em Lisboa, os bilhetes podem ser adquiridos pelo custo de 12 euros.

Fotografia: Blakey & Scarth

FacebookTwitter