Thawra Records x Found Sound Nation juntam-se para levar a música eletrónica árabe além-fronteiras

| Março 31, 2022 9:49 am

A editora independente e libanesa Thawra Records (‘Thawra’ significa ‘revolução’) dedicada sobretudo à música eletrónica da região do médio-oriente juntou-se com o coletivo americano Found Sound Nation (FSN) para realizarem uma série de trabalhos colaborativos em formato de residências artísticas, divididos em três partes distintas. 

O primeiro lançamento desta união surge com a compositora,  cantora e ativista Mayssa Jallad oriunda de Beirute que se junta com o produtor e músico sírio Khaled Allaf para criarem a música “Madina min Baeed”. 

O videoclipe realizado por Ely Dagher ilustra bem o minimalismo eletrónico e as texturas de Allaf que combinam de forma sublime com as expressões artísticas e sedutoras de Jallad, uma poderosa voz que pretende refletir o estado de um povo exausto e cansado que vive na capital de Beirute, principalmente após o acontecimento trágico das explosões no porto marítimo da cidade no verão de 2020 que agravou um clima de ainda maior instabilidade no país. 

As inspirações deste projeto nascem da vontade em querer celebrar a diversidade cultural e de unidade entre povos, com a colaboração entre artistas libaneses, sírios, palestinos e americanos que em conjunto criam temas com uma mensagem forte acerca das injustiças, traumas e os desafios específicos destas comunidades. 

O próximo lançamento está marcado para o dia 14 de abril com o EP ‘Galah Waji’ do migrante palestino cantor Salwa Jaradat que se junta ao mago Etyen que é o fundador da Thawra Records. Sendo, a última parte desta série colaborativa agendada para o dia 30 de abril com o EP ‘Baada Ab’ que será um supergrupo liderado por Mayssa Jallad.

Pode ser uma imagem de texto

*Fotografia de Tamara Saade 

FacebookTwitter