O ciclo de piano RESPIRA! regressa ao Theatro Circo no início de maio

| Abril 6, 2022 9:08 am

Após dois anos de hiato, o Theatro Circo apresenta a mais ambiciosa programação para o ciclo de piano RESPIRA!, que regressa este ano com 5 espetáculos de artistas internacionais, a instalação sonora “Broken Gargoyles” de Diamanda Galás e algumas atividades paralelas a ser conhecidas brevemente.

No primeiro dia do ciclo, 5 de maio, quinta-feira, a noite será de espetáculo duplo. A estreia nacional da mais recente estrela do mundo clássico/rap francês, Sofiane Pamart, vencedor da medalha de ouro do Conservatório Nacional de Lille, e um dos 10 artistas clássicos mais ouvidos na atualidade. Chega a Braga para apresentar o mais recente disco Letters. A abrir esta noite estará a compositora e multi-instrumentista francesa Christine Ott que regressa à editora Gizeh Records para o seu quarto álbum Time to Die, na sequência do conceituado Only Silence Remains (2016). Christine Ott é um dos maiores expoentes mundiais do curioso Ondes Martenot, instrumento que tocou por uns tempos na banda de Yann Tiersen.

A noite eletrizante de sexta-feira, dia 6 de maio, estará entregue a duas artistas e compositoras. Macha Gharibian, de raízes arménias e a viver em França, e um dos maiores nomes do jazz europeu, apresenta-se pela primeira vez em Portugal para apresentar Joy Ascension (2020), disco que lhe valeu o Prémio Revelação do Ano dos aclamados Victoires de la Musique Jazz (França) em 2020. A abrir a noite, será a vez de La Chica, nome artístico da compositora e multi-instrumentista Sophie Fustec, que trará La Loba (2020). A artista franco-venezuelana transmite uma emoção em estado bruto, entre pensamentos abstratos e a introspeção poética.

No sábado e terceiro dia do ciclo RESPIRA!, a sala bracarense receberá uma das maiores estrelas do jazz mundial, uma lenda viva. É o pianista e compositor sul-africano Abdullah Ibrahim, mais conhecido por Dollar Brand, tornou-se num dos maiores ícones e respeitados músicos do género, gravando e tocando com músicos como Duke Ellington, John Coltrane, Don Cherry, Ornette Coleman. Com mais de 100 álbuns e 300 composições em seu nome, aos 87 anos de idade, lança Solotude (2020) arrecadando rasgados elogios da imprensa especializada.

“Broken Gargoyles” é a nova instalação sonora da cantora, compositora e pianista Grecoamericana Diamanda Galás, que desenvolveu em conjunto com o artista e designer de som Daniel Neumann. Baseada em dois poemas de 1911 do poeta alemão Georg Heym, “Das Fieberspital“e “Die Dämonen der Stadt“, a obra consiste em vozes naturais e fortemente processadas, manipuladas, piano e várias outras fontes de som. “Broken Gargoyles” refere-se à denominação cínica dos soldados e dos seus rostos desfigurados pela guerra, os quais foram escondidos do público para que o povo alemão não percebesse essas vítimas horríveis. Os soldados desfigurados também tiveram que usar máscaras de metal, o que levou muitos a contraírem infeções graves, às vezes fatais. A instalação de Diamanda Galás estará disponível para visita, entre os dias 5 e 14 de maio, no Mosteiro de Tibães, mais propriamente na Capela de São Bento, todos dos dias entre as 14h30 e as 17h30 (exceto segunda-feira, dia 9 de maio).

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Theatro Circo, nas lojas habituais e online, sendo o preço do bilhete diário de 15 € (ou 7,5 € com Cartão Quadrilátero).

FacebookTwitter