Até ao final do ano, a iniciativa RASGO, desenhada a meias por Inês Malheiro e Nuno Loureiro (Lorr No), vai convidar seis artistas “a pensar na quadrifonia como veículo para uma performance sonora imersiva”, propondo diferentes formatos de apresentação das suas obras. A primeira edição está agendada para os próximos dias 30 de abril, em Braga, nos jardins da Arte Total, e 1 de maio, no Porto, no Hotelier, e terá o músico e produtor Gonçalo Penas como anfitrião.
Formado em Música e Tecnologia na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Gonçalo Penas é um experiente designer sonoro especializado nas áreas da composição, mistura e gravação de aúdio, instalação sonora e programação de presets. O seu primeiro álbum, Ego de espinhos, foi descrito pelo próprio como uma “série de auto-exorcismos” e conheceu casa na reputada editora Subtext, do britânico James Ginzburg e que abriga trabalhos de Ellen Arkbro, Paul Jebanasem ou Emptyset.
O seu mais recente trabalho, Canal-Conduto, nasceu a parir de uma encomenda do gnration e juntou o músico portuense à cantora e compositora Inês Malheiro.