
No próximo dia 23 de junho, a Igreja de St. George, em Lisboa, acolhe a estreia dos australianos HTRK em Portugal. A convite da ZDB, a banda de Jonnine Standish e Nigel Yang traz consigo o mais recente álbum Rhinestones, editado em 2021, para um concerto único na igreja situada ao norte do Jardim da Estrela.
Surgiram em 2003, em Melbourne, mas foi em 2005 que se deram a conhecer com Nostalgia, o primeiro EP do então trio formado por Standish, Yang e Sean Stewart. Marry Me Tonight, a estreia do grupo em longa-duração, aterrou quatro anos depois, em 2009, e foi apadrinhada pelo mítico Rowland S. Howard, guitarrista nos históricos The Birthday Party que desempenhou funções de produtor e guitarrista do disco.
Depois da morte trágica do baixista Sean Stewart, em 2010, e de um segundo álbum feito a partir das últimas sessões gravadas enquanto trio, a banda viu-se obrigada a enfrentar um novo e terapêutico processo de adaptação, reduzido a sua música ao essencial: eletrónicas planantes, ambientes sofisticados e uma voz cremosa que tanto lembra as toadas góticas de Nico como a abstração pop de Paddy McAloon.
Psychic 9-5 Club (2014), Venus in Leo (2019) e o último Rhinestones são os mais recentes trabalhos do grupo, que se apresentará pela primeira vez em Portugal na companhia de Valya Ying-Li Hooi, ou seja, YL Hooi, que assegurará a primeira parte da noite.
Os bilhetes já se encontram disponíveis em bol.pt e têm o custo de 13 euros.