De julho a setembro, o gnration, em Braga, propõe um programa recheado em exposições, concertos, conversas e cinema ao ar livre.
O programa regular de música arranca a 7 de julho com a apresentação em palco de POCUS, o novo trio liderado por João Almeida com Gonçalo Almeida e João Lobo e que inaugurará a oitava edição do ciclo Julho é de Jazz, que este ano é encabeçada pelo saxofonista norte-americano James Brandon Lewis (apresenta-se em quarteto, com Aruan Ortiz, Brad Jones e Chad Taylor a 14 de julho). Antes, a 8 de julho, o gnration acolhe o reencontro em palco entre Luís Vicente, William Parker, Hamid Drake e John Dikeman. Por fim, a 15 de julho, Mané Fernandes apresenta os temas do seu ENTER THE sQUIGG, numa noite que contará também com o projeto Living with a couple, de Leonor Arnaut, João Carreiro e João Pereira.
Ainda nesse mês, o cornetista, cantor e produtor norte-americano Ben LaMar Gay, um dos pilares da fundamental International Anthem, que abriga outros trabalhos de Makaya McCraven, Irreversible Entanglements ou Jaimie Branch, traz consigo o mais recente álbum Open Arms to Open Us para um espetáculo gratuito, integrado no programa em rede Caleidoscópio, no dia 22 de julho.
A 3 de setembro, o gnration volta a abrir as portas à Noite Branca de Braga com os concertos de Fumo Ninja, que editaram o muito recomendável Olhos de Cetim em março, e Bed Legs, do bracarense Fernando Fernandes (aka Ângela Polícia). A 17 de setembro, os bracarenses Mutu apresentam um novo trabalho concebido em contexto de residência, e por fim, a 24 de setembro, o poeta brasileiro Rodrigo Brandão junta-se à Sun Ra Arkestra, liderada pelo histórico Marshall Allen, para um espetáculo inserido na digressão Outros Mashup.
No programa expositivo, há novas exposições para descobrir de Gil Delindro, na galeria gnration, Ana Guedes, no Scale Travels da galeria INL, e Gustavo Ciríaco, no programa da Noite Branca, e ainda a apresentação dos trabalhos vencedores do Pós-Laboratórios de Verão 2022.
O mês de agosto também não é esquecido, e todas as quintas-feiras, no pátio exterior, haverá sessões de cinema gratuitas e ao ar livre — Dziga Vertov, Robert Bresson, Akira Kurosawa e Michelangelo Antonioni são alguns dos autores que estarão em exibição no roteiro desenhado por Eduardo Brito.
Consultem o plano completo de eventos em gnration.pt.