Festival Que Jazz É Este? regressa para a sua 10ª edição: 20 a 24 de julho, em Viseu

| Junho 6, 2022 2:20 pm
Festival Que Jazz É Este? regressa para a sua 10ª edição: 20 a 24 de julho, em Viseu

Entre 20 e 24 de Julho, a cidade de Viseu recebe a 10ª edição do festival Que Jazz É Este?, promovido pela Gira Sol Azul. Fruto do encontro de jovens naturais ou residentes fora dos grandes centros de formação e produção cultural mas com a vontade comum de fazer, criar, experimentar e partilhar mantendo-se em constante aprendizagem e aperfeiçoamento, o festival é eclético, diversificado e acessível e ocupa preferencialmente espaços públicos.

Com a preocupação de colocar a região no mapa incluindo concertos únicos, dar continuidade ao trabalho de proximidade com músicos em formação, integrar bandas de artistas emergentes e contribuir para a circulação de projetos nacionais e internacionais de relevo, a programação do festival inclui: 11 concertos para público em geral, 5 concertos em formato ambulante na rua, 5 concertos ao domicílio, 3 jam sessions, 1 exposição, 3 conversas, 20 horas de rádio ao vivo e 5 sessões cinema musicado ao vivo. A programação completa pode ser aqui consultada.

Os concertos distribuem-se por 3 horários – 17h, 19h e 21h30 – e vão desde os claustros do Museu Nacional Grão Vasco, onde Pedro Moreira Sax Ensemble vai apresentar Two Maybe More, ao Parque Aquilino Ribeiro, onde irão passar José James (na fotografia), artista Blue Note frequentemente referenciado como uma das mais celebradas vozes da sua geração que combina jazz, soul, drum’n’bass, e spoken word na sua marca própria de vocalista jazz; Spinifex, baseados em Amsterdão, combinam free jazz, punk-rock polirrítmico e estruturas rigorosamente compostas com poesia tâmil e islandesa antiga e contemporânea e aventuram-se agora em Spinifex Sings nos territórios da música, da letra e do grito primordial; Karyna Gomes, cantora e compositora de Bissau, onde cresceu a ouvir música tradicional, urbana e ritmos de todo o mundo cuja musicalidade está enraizada nos convívios de quintal típicos das sociedades mestiças dos trópicos e do hemisfério sul e que é influenciada pela sua vivência em três continentes (África, América Latina e Europa); e ainda o tradicional concerto do Colectivo Gira Sol Azul composto por músicos baseados na região de Viseu e que este ano convidam o aclamado pianista de jazz britânico Jason Rebello e a excecional e versátil cantora e multi-instrumentista Sumudu, baseada em Londres.

No âmbito da parceria com o Carmo’81, o Combo Jazz da Gira Sol Azul (composto pelos mais jovens músicos da Gira Sol Azul) apresenta-se num concerto especial com os viseenses Smoke Hills, cujo caminho parte do Hip Hop mas faz-se também da procura de criar um estilo não convencional. Por sua vez, a Casa do Miradouro, que é também palco Inatel, vai acolher projetos dos mais talentosos jovens músicos do panorama musical atual: Peixe Boi e Garfo, que têm sido aclamados pela crítica nacional.

O Teatro Viriato vai também receber Manuel Linhares (Porta Jazz), que traz consigo o mais recente álbum Suspenso. Já a Pousada de Viseu, situada no edifício histórico do antigo hospital da cidade, acolhe Miguel Valente Quarteto, projeto fundado em Amesterdão.

Festival Que Jazz É Este? regressa para a sua 10ª edição: 20 a 24 de julho, em Viseu

FacebookTwitter