Michael Gira regressa a Portugal, a solo, em dezembro

| Junho 20, 2022 5:01 pm

Michael Gira, cantor, compositor e líder dos norte-americanos Swans, apresenta-se em Portugal em dezembro para uma digressão a solo que tem Braga e Espinho no mapa. Os concertos estão agendados para os dias 7 e 8 de dezembro, no gnration e no Auditório de Espinho, respetivamente, e terão o compositor Kristof Hahn, companheiro de armas nos Swans e The Angels of Light, na primeira parte.

Aos 68 anos, o homem forte dos Swans, projeto que fundou em Nova Iorque no início da década de 1980, é hoje um dos mais importantes nomes da vanguarda norte-americana. A banda, conhecida pelas suas performances avassaladoras, sofreu várias modificações — estéticas e estruturais — até à sua dissolução, em 1997. Das cinzas do grupo nasceram os The Angels of Light, um ano depois, com uma sonoridade menos abrasiva, enraizada nas tradições da folk e do country, e que reúniu um sem fim de membros e formações que dariam origem à nova encarnação dos Swans, em 2010, quebrando um prolongando silêncio de 13 anos. My Father Will Guide Me Up a Rope to the Sky, lançado nesse ano, assinalou o primeiro capítulo na profícua reforma dos Swans, que assinaram mais três ambiciosos registos de estúdio — The Seer, To be Kind, e The Glowing Man — entre 2012 e 2016, até ao desparecimento da banda, novamente, em 2017.

Mas o fim não era, como se suspeitava, o fim, antes uma renovação: uma nova mudança de pele, com Ben Frost, Anna von Hausswolff e Thor Harris, entre outros estetas da música experimental à retaguarda e que deu origem ao último leaving meaning., de 2019 (a apresentação do álbum chegou a estar marcada para Portugal, mas os avanços da pandemia justificaram o seu cancelamento).

A solo, Michael Gira, que fundou também projetos como Circus Mort, Skin (com Jarboe) ou The Body Lovers, conta com um admirável corpo de trabalho, presente em magníficas obras folk como o primeiro Drainland, de 1995, ou o mais recente I Am Not Insane, onde percorre a história e as tradições do cancioneiro americano. Publicou ainda o livro The Knot: Complete Words for Music, Collected Stories and Journals, no ínicio do mês. O próximo lançamento dos Swans já está anunciado e deverá sair algures em 2023.

Os bilhetes encontram-se diposníveis a custos que variam entre 10€ (em Espinho) e 15€ (em Braga).

FacebookTwitter