Pink Siifu, Beatrice Dillon e Jay Mitta nas Noites de Verão 2022

| Junho 30, 2022 12:11 am

Entre os meses de julho e setembro, sempre com entrada livre (e maioritariamente ao ar livre), as Noites de Verão regressam a Lisboa com Pink SiifuBeatrice Dillon & Kuljit Bhamra, Jay Mitta & Ant Vairas e uma instalação conjunta de Bjørn Torske e Dj Nigga Fox.

O Jardim do Museu Nacional de Arte Contemporânea, no Chiado, o Jardim das Galerias Municipais – Quadrum, em Alvalade, o Jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, no Campo Grande, o Anfiteatro de Pedra, na Tapada da Ajuda, o Goethe-Institut Lisboa, no Campo Mártires da Pátria, e a Galeria Zé dos Bois, no Bairro Alto, são os locais onde se vai realizar o ciclo desenhado pela associação Filho Único com o apoio da Direção- Geral das Artes e do EEA Grants.

Natural de Birmingham, no Alabama, mas sediado em Los Angeles, Pink Siifu é o projeto de Livingston Matthews, um dos mais prolíficos e entusiasmantes estetas do hip hop moderno, e um dos grandes destaques desta edição das Noites de Verão, onde se apresentará, dia 29 de julho, no Jardim das Galerias Municipais – Quadrum, para um espetáculo único que terá como base NEGRO, dissonante testemunho de rap combativo e feérico que catapultou o rapper de 30 anos para os escaparates da crítica especializada. Desde então seguiram-se créditos em álbuns de Moor Mother, The Avalanches, Armand Hammer e McKinley Dixon, perfis em reputadas publicações como a Stereogum ou o New York Times e um sem fim de álbuns colaborativos com gentes como Yungmorpheus, AKAI SOLO e Fly Anakin, que se estreou há semanas na Galeria Zé dos Bois. GUMBO’! é o seu mais recente álbum a solo e o mais acessível da sua carreira, cruzando lúcidos testemunhos de consciência rap com o ataque mais imediato da pop e do trap.

É também pela Galeria Quadrum que passará, dia 15 de julho, a produtora Beatrice Dillon, considerada “a mais vibrante nova voz da música electrónica britânica” pelo de The Guardian, que incluiu o álbum Workaround, editado em 2020 pela PAN, de Bill Kouligas, na sua lista de melhores do ano. Em Lisboa, a artista apresenta-se em palco com o percussionista Kuljit Bhamra, mestre britânico da tabla e pioneiro de Bhangra, estilo popular musical da diáspora Punjabi no Reino Unido. Antes, a 8 de julho, no mesmo espaço, há encontro marcado entre o produtor do Uganda Jay Mitta, pilar da música singeli, e o MC Ant-Vairas, numa noite que tem também Herlander, Cookie JaneMenino da Mãe e King Kami no certame.

No dia 5 de julho, a Galeria Zé dos Bois acolhe a inauguração de “O Nosso Pão”, composição desenvolvida por Bjørn Torske e Dj Nigga Fox em contexto de residência com recurso ao sistema Ambisonics, um método de gravação, mistura e reprodução de áudio tridimensional em 360 graus. No dia seguinte, a 6 de julho, os consultores da iniciativa, Suze RibeiroBalint Laczko, moderam uma conversa com os artistas, que se apresentam novamente na ZDB no dia 7 de julho para um dj set em formato b2b.

Entre outras propostas, a organização salienta ainda a iniciativa Jovem Guarda Ambiental, “uma matinée de som e música” com Adriana Joãoari.you.ok, Inês MalheiroInês Tartaruga & Xavier PaesPatrícia Brito, Violeta AzevedoXEXA; o encontro em palco entre o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, BLEID, Funcionário, Luar Domatrix, NOIVA e Polido; bem como as atuações de Alexander von SchlippenbachSerpente e Maria da Rocha.

Consultem o plano completo de eventos em baixo:

Galeria Zé dos Bois, Bairro Alto 
5 a 7 de Julho, entrada livre

Bjørn Torske & Dj Nigga Fox
“O Nosso Pão” 
instalação em Ambisonics

Jardim das Galerias Municipais – Quadrum, Alvalade

8 de JulhoJay Mitta & Ant Vairas / Herlander, Cookie Jane, Menino da Mãe, Dj King Kami
15 de JulhoBeatrice Dillon com Kuljit Bhamra
22 de JulhoBLEID, Funcionário, Luar Domatrix, NOIVA e Polido com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
29 de JulhoPink Siifu & Tha NEGRO ALIVE’! Experience

Jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Campo Grande

30 de JulhoJovem Guarda Ambiental — uma matinée de som e música com Adriana João, ari.you.ok, Inês Malheiro, Inês Tartaruga & Xavier Paes, Patrícia Brito, Violeta Azevedo, XEXA

Jardim do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), Chiado

5 de AgostoMário Rui Silva
12 de AgostoSerpente
19 de AgostoMaria da Rocha
26 de AgostoAmosphère

Anfiteatro de Pedra, Tapada da Ajuda

27 de Agosto – Aparição de Paulino Vieira no Anfiteatro de Pedra

Goethe-Institut Lisboa, Campo Mártires da Pátria

3 de Setembro

*no auditório* 
Alexander von Schlippenbach
*no jardim*
Scratchclart
Chima Hiro
ZenGxrl

FacebookTwitter