Huerco S., LEYA e Coby Sey na rentrée da ZDB em setembro

| Julho 30, 2022 1:31 am
reentre-galeria-ze-dos-bois-2022

A Galeria Zé dos Bois prepara-se para fechar a loja em em agosto, mas não sem antes partilhar uma lancheira de novidades. Moor Mother, que estará em destaque na edição deste ano do Jazz em Agosto, apresenta-se no aquário da sala lisboeta, a 31 de julho, para um dj set raro ao lado do português Aquiles. Mas há mais: o produtor americano Huerco S., autor de um dos mais fascinantes álbuns de 2022, é um dos destaques do programa da ZDB para o mês de setembro, divulgado esta sexta-feira na sua totalidade.

E é em português que se retoma o programa regular de música, dia 2 de setembro, com as atuações de 5laughter, B4icry2, DRVGBOY, floraa, frost.y, INEM 112, Mizu, Nosvu e nests, os últimos em formato back to back, naquela que será a primeira edição do DayDream Fest. No dia seguinte, a 3 de setembro, será exibido o filme Frágil, de Pedro Henrique, num serão que contará ainda com apresentações ao vivo de Gabriel Ferrandini, Putas Bêbadas, Peterr e Caroline Lethô.

A 7 de setembro, a compositora americana Marisa Anderson, que cruza as tradições do blues com o primitivismo norte-americano, antecipa um dos mais aguardados momentos da programação, dia 8 de setembro, com o regresso de Brian Leeds, ou seja, Huerco S., à casa que o acolheu pela última vez em 2016. Plonk, genial obra feita do mais avançado design sonoro (e que não deverá desapontar os mais ávidos adeptos de Autechre), é o seu mais recente trabalho e o sucessor do aclamadíssimo For Those Of You Have Never (And Also Those Who Have), considerado um dos 50 melhores álbuns de música ambiental de sempre para a norte-americana Pitchfork.

Mais uma proposta que deverá fazer os deleites daqueles que se atrevem por entre as eletrónicas mais aventureiras, Steven Warwick, que respondeu grande parte da sua carreira como Heatsick, antes de se fixar pelo seu verdadeiro nome, traz consigo MOI, a mais recente entrada do músico e artista visual britânico no catálogo da editora PAN, de Bill Kouligas, para uma noite assegurada pelo projeto Mercury Haze, composto por Photonz, nëss e Slug Beetle, no dia 10 de setembro.

A 15 de setembro, o músico, cantor e produtor Coby Sey, cúmplice de Tirzah e Mica Levi, com quem forma o coletivo Curl, apresenta os temas de Conduit, a estreia do britânico em longa-duração, na companhia do multi-instrumentista Ben Vince. Antes, a 14 de setembro, há dobradinha com os portugueses The Selva e Quatroconnection.

Ducks Ltd., duo que opera entre o Canadá e a Austrália, assinala a sua estreia em terras lusas no dia 21 de setembro. Modern Fiction é o mote para uma noite que terá nos portugueses Hause Plants os responsáveis pela primeira parte. No dia seguinte, a australiana YL Hooi, que viu a sua primeira passagem por Portugal cancelada no passado mês de junho, sobe ao palco da ZDB para uma noite com o colaborador Tarquin Manek, ou seja, Silzedrek, que juntamente com o irmão Sam Karmel forma o trio Kallista Kult.

Conhecidos pelo seu trabalho com a cantora Eartheater (editaram o curta-duração Angel Lust em 2019), o projeto LEYA, da harpista Marilu Donovan e do violinista Adam Markiewicz, apresenta-se na ZDB, dia 26 de setembro, com o mais recente álbum Eyeline, que alinha os nomes de Actress, Claire Rousay, Julie Byrne, entre outros, num precioso testemunho pop com tanto de clássico como de vanguardista.

Por fim, a 29 de setembro, o português Pedro Melo Alves dá continuação ao ciclo Conundrum, retomado nos metros iniciais de 2022, e no qual o baterista partilha palco com artistas que admira e com quem nunca teve a oportunidade de atuar antes. O alemão Ignaz Schick é o próximo convidado do autor de In Igma.

Para o mês de setembro, cujo certame poderão consultar com detalhe em zedosbois.org, está previsto ainda a terceira edição do Ano 0, festival comunitário que celebra as vanguardas da cultura local de Lisboa e arredores (a associação ADAO, do Barreiro, também vai acolher o evento desenhado pela Rádio Quântica).

Fotografia: Larry Bovik

FacebookTwitter