Kassel Jaeger, Anthony Pateras e Eric Chenaux na segunda edição do Festival Appleton Garagem

| Julho 20, 2022 2:16 am

Até 29 de julho, o Festival Appleton Garagem leva até Lisboa alguma da mais fundamental produção contemporânea, das aventuras eletroacústicas de Kassel Jaeger e Anthony Pateras às derivas folk de Eric Chenaux.

O evento, desenhado em parceria por David Maranha e Manuel Mota, arrancou no passado dia 8 de julho, no estaleiro da Rua do Centro Cultural, com uma performance do compositor Bernado Devlin, e estende-se até ao fim do mês com um ambicioso programa de concertos que terá início esta quarta-feira, dia 20 de julho, na Igreja de Santa Isabel, com o músico e compositor francês François Bonnet, atual diretor do INA-GRM (Groupe de Recherches Musicales of the National Audiovisual Institute) que se apresentará na Igreja de Santa Isabel sob o heterónimo Kassel Jaeger, numa noite assegurada pela organista, vocalista e pianista Delphine Dora na primeira parte.

No dia seguinte, o australiano Anthony Pateras, que apresenta um admirável currículo experimental (conhecemo-lo do projeto tētēma, que mantém com Mike Patton, mas também das colaborações com Robin Fox, Erkki Veltheim e Erik M), antecipa os espetáculos de Stefano Pilia, guitarrista e compositor italiano que traz consigo o mais recente Spiralis Aurea, e Riccardo La Foresta, que atuou na última edição do MUPA.

A 22 de julho, o músico e baterista português João Lobo, que se tem destacado nos círculos mais livres do jazz e da improvisação, inaugura o programa de concertos do Terraço do Centro Cultural, onde atuará também o duo composto por Timo Van Luijk e Bart De Paepe no dia 23 de julho. Na semana seguinte, a 28 de julho, o português Bruno Silva, ou seja Ondness, convida Margarida Garcia, César Burago e Raphael Soares para apresentar o novíssimo Megadawn, editado em abril sob a cinta da Holuzam.

O Festival termina no dia 29 de julho, novamente no terraço do Centro Cultural, com o cantor, compositor e guitarrista canadiano Eric Chenaux, homem de dotes vários (é também escultor sonoro) que tem na sua ligação com a editora Constellation, que abriga trabalhos de Godspeed You! Black Emperor, A Silver Mt. Zion e Matana Roberts, uma relação de grande cumplicidade. Say Laura é o seu mais recente trabalho — e o sétimo pelo selo de Montreal — e o mote para o regresso do artista a Portugal.

A entrada para as sessões é gratuita, mediante reserva feita através do e-mail appleton@appleton.pt ou do número 210993660. Consultem o plano completo de eventos aqui.

FacebookTwitter