Semibreve: Caterina Barbieri, François Bonnet & Stephen O’Malley e David Maranha completam o programa de música deste ano

| Julho 15, 2022 1:24 pm

A italiana Caterina Barbieri, as duplas François J. Bonnet & Stephen O”Malley e Lea Bertucci & Ben Vida, o britânico Maxwell Sterling e o português David Maranha completam o programa de música do Semibreve, que decorre em vários espaços de Braga entre os dias 27 e 30 de outubro. Alva Noto, Jan Jelinek, Félicia Atkinson, KMRU e Gábor Lázár são outros artistas presentes na edição deste ano do festival de música eletrónica e artes digitais.

Depois de um memorável espetáculo no Salão Medieval de Braga, em 2018, Caterina Barbieri regressa ao Semibreve com o mais recente álbum Spirit Exit, magnífica obra que junta voz, arranjos para cordas e modulares ao longo de oito composições da mais fina eletrónica de recorte progressivo. Marcel Weber (MFO) e Ruben Spini estarão responsáveis pela componente audiovisual.

O homem forte dos Sunn O))), Stephen O’Malley junta-se ao francês François J. Bonnet, atual diretor do INA GRM (Groupe de Recherches Musicales), para um espetáculo centrado no último álbum colaborativo do duo, Cylene, lançado sob a cinta da seminal Editions Mego, do malogrado Peter Rehberg, em 2019. Já o duo composto pelos norte-americanos Lea Bertucci e Ben Vida apresentar-se-há em Braga com Murmurations, a estreia discográfica da dupla que cruza as possibilidades da síntese modular com as qualidades acústicas da fita manipulada.

Com base na sua recente discografia, publicada em editoras tão reputadas como a Ecstatic ou a brtitânica AD93, que editou o último Turn of Phrase, de 2021, o músico britânico Maxwell Sterling vai apresentar um espetáculo audiovisual encomendado pelo festival com o artista visual Stephen McLaughlin.

David Maranha, figura maior da música experimental feita em Portugal (e que ao longo das últimas últimas décadas colaborou com figuras como Phill Niblock, Z’EV, Chris Corsano ou David Grubbs), apresenta-se pela primeira vez no festival com um espetáculo para electrónica e órgão.

Os ingressos para o festival estão à venda em festivalsemibreve.com. Em setembro será anunciado o programa completo de instalações, conversas e workshops.

FacebookTwitter